20/07/10

Novo Ponto Eletrônico entra em Vigor dia 21 de Agosto

As novas regras do ponto eletrônico entram em vigor a partir do dia 21 de agosto, entenda um pouco as mudanças que trata a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho.

Para quem serve?
Para todas as empresas com mais de dez funcionários, que controlam a jornada por ponto eletrônico mas, ressaltamos, que o uso do ponto manual continua sendo permitido(art.74 §2º, CLT – Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso). Portanto as empresas que já atuam com o ponto eletrônico inclusive, podem voltar aos sistemas mecanico e manual, independente do número de funcionários, mesmo que entendemos que isso seja um retrocesso. Somente quem manter o ponto eletrônico deverá adequar-se as novas regras da Portaria.

Quando entra em vigor?
No dia 21 de agosto, quem descumprir poderá ser autuado pelo Ministério do Trabalho.

Como será fiscalizado?
O aparelho terá entrada USB, para o fiscal do trabalho a ter acesso a todos dados pelo pen-drive.

Comprovantes?
A cada batida do ponto, o equipamento emitirá um comprovante com o registro de entrada ou saída. O documento ficará com o funcionário que vai precisar guardá-lo por um prazo de 05 anos.

Apesar das polêmicas quanto ao impacto ambiental da emissão de comprovantes diários, o Ministério do Trabalho afirmou que não irá modificar a Portaria e não tem previsão de postergar o prazo de inicio da sua entrada em vigor, dessa forma informamos a todos que irão utilizar o ponto eletrônico de adequar-se as novas regras antes do dia 21 de agosto.

Veja aqui a Portaria na sua íntegra.

Qualquer dúvida estamos a disposição para esclarecimentos,

Patricia Danielsson

Assessora Jurídica