20/10/23

SOLENIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

O presidente do SINDHA, Paulo Geremia, prestigiou a solenidade de entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário e atual presidente do Sindilojas/POA, Arcione Piva. O título, proposto pelo vereador Idenir Cecchim (MDB), foi entregue na Sessão Solene no dia 17 de outubro, no Plenário Otávio Rocha.

Cecchim destacou que o título a Piva, mais que uma homenagem, é um reconhecimento da cidade à trajetória dele. Cecchim relembrou a história de sucesso da empresa dirigida por Piva, o Elevato, que começou como uma pequena loja de azulejos. "Hoje, além de um grande empresário, dirige o sindicato que representa o varejo de Porto Alegre. O sucesso de Piva não é por acaso. E o título, aprovado por unanimidade pela Câmara, é, ao mesmo tempo, um reconhecimento e um agradecimento da cidade."

Piva ressaltou uma grande alegria e uma forte emoção de receber um título que considera uma "baita presente". Relembrou de sua vinda para Porto Alegre, com 500 cruzeiros no bolso, "o que deu para comprar um sanduíche farroupilha, uma Coca Cola e uma maçã". Agradeceu a todos que o ajudaram a superar as dificuldades iniciais na cidade e disse que foi trabalhar nas negociações que governaram tudo o que tem. "Este título certifica o que sinto desde 2 de janeiro de 1980: sou porto-alegrense com muito orgulho".

História

Arcione Piva nasceu no Cacique Doble, em 1963. Veio para Porto Alegre e ingressou em 1980 nas lojas Tumelero, como auxiliar de depósito, passando por diversas funções operacionais e na área comercial até chegar ao cargo de gerenciamento geral de loja. Paralelamente, você ingressou na faculdade e concluiu o curso superior de Administração de Empresas na Faculdade são Judas Tadeu em Porto Alegre.

Tornou-se empresário do comércio de material de construção em 1988, quando adquiriu uma pequena loja, Bernardoni Azulejos, juntamente com quatro irmãos, mudando-a no Grupo Elevato Material de Construção e Decoração. Atualmente, Piva é presidente do Sindilojas Porto Alegre na gestão 2022/2026.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre