30/09/03

SHRBS acompanha debate sobre os poços artesianos

Um assunto que interessa muitos empresários dos setores da hotelaria e da gastronomia, a questão dos poços artesianos, continua sendo acompanhado de perto pela assessoria jurídica do SHRBS. Os debates envolvem tanto Câmaras Municipais, quanto a Assembléia Legislativa do RS e a própria Câmara Federal. Estiveram presentes, dia 1° de outubro, conversando com o deputado Farret os representantes dos sindicatos de Uruguaiana, Caxias do Sul, Porto Alegre, Santa Maria, Ahaturr, o representante do Sindiospa e o representante da Associação dos Poços Artesianos e o presidente da ABIH levando a preocupação da categoria, principalmente no interior do Estado. De acordo com a Assessoria Jurídica, a legislação federal permite a existência e o uso de poços artesianos, desde que devidamente monitorados em suas questões de manutenção. Nas cidades do interior, principalmente onde existe abastecimento da Corsan, alguns técnicos estaduais e também parlamentares, entendem que eles devem ser fechados, o que prejudicaria muitos hotéis e restaurantes que usam poços artesianos para obter a água que necessitam.