04/05/22

Rede hoteleira tem taxa de ocupação acima de 80%

Foto: Galeria de fotos Rede Plaza Hotéis

Após dois anos críticos ao setor, decorrente da pandemia, aos poucos, cada segmento da cadeia do turismo está retomando suas atividades e tentando se recuperar desse prejuízo.

Um segmento bastante afetado nesse tempo foi o setor de hotelaria que, hoje vem ensaiando uma gradual recuperação em Porto Alegre. No período pré-pandemia a taxa de ocupação relativa aos meses de janeiro e fevereiro (2019), respectivamente, eram de 49,9% e 52,5%. No ano passado, nesses mesmos meses, os números ficaram em 30,9% e 28,6%. Agora nos dois primeiros meses desse ano, podemos observar uma melhora, 49,2% e 37,4% respectivamente.

Esses dados são levantados realizados pelo Programa Realidade Hoteleira do Sindicato dos Hoteis (PRH) do SHPOA e SINDHA.

A retomada ocorre diante de movimentação do setor nos últimos meses na cidade, com um cenário atual pós pandemia e o reaquecimento do mercado do turismo, a rede hoteleira está cada vez mais otimista, entretanto, o turismo de negócios (corporativo) ainda persiste em um processo mais gradual de reativação, motivos tornam feiras e congressos cruciais para lastrear esta retomada.

E para afirmar isso, nesta semana temos o internacional South Summit! Evento espanhol há 10 anos fomentando e interligando inovação e startups no mundo inteiro, agora em Porto Alegre. Nesta edição, para a hotelaria, a expectativa de taxa de ocupação está em 80%. E temos hotéis com 100% de ocupação! É o primeiro evento internacional de porte após o período pandêmico e uma excelente oportunidade para nossa cidade, movimentando a hotelaria e gastronomia.

O South Summit terá mais 3 edições aqui na Capital.