23/02/24

PRESIDENTE DA CEEE EQUATORIAL SE REÚNE COM DIRETORIA DO SINDHA

Iniciativas conjuntas abrangem atualização de cadastro de hotéis e restaurantes junto à Companhia e compromisso de evitar ao máximo a manutenção programada no horário de almoço

Em uma iniciativa conjunta do SINDHA e CEEE Equatorial, o SINDHA está promovendo até final de março de 2024 a atualização de cadastro dos hotéis e restaurantes representados junto à Companhia. A definição surgiu na reunião realizada nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, entre o diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, e a diretoria do Sindicato. Também ficou acordado que serão evitadas, sempre que possível, a realização de manutenções programadas, com corte de energia elétrica, em horário que interfira nas operações de almoço. “É certo que vamos ter que fazer as manutenções programadas e interromper o fornecimento de energia, mas já estabelecemos que a interrupção seja preferencialmente no máximo até as 11h”, afirmou Barbanera.

Recepcionado no SINDHA pelo presidente Paulo Geremia, vices Carla Tellini e Raquel Baumbach e integrantes da diretoria Edemir Simonetti e Henry Chmelnitsky, além do diretor do Sindha e presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Fernando de Paula, Barbanera foi convidado pelo Sindicato a conhecer melhor a realidade do segmento de hospitalidade e o impacto que os desligamentos podem ter nas operações. A reunião foi motivada pela divulgação, na semana do dia 15, de interrupções no fornecimento de energia em zonas onde se localiza um grande número de restaurantes, justamente no horário do almoço de domingo.

Agradecendo a oportunidade de conversar com o segmento e reconhecendo que houve falhas no processo de comunicação da CEEE Equatorial com os usuários desde a privatização, Barbanera informou que nos últimos dois anos, desde que assumiu a concessão, a CEEE Equatorial já investiu R$ 1,9 bilhão na recuperação das linhas de alta tensão e nas subestações de energia.

Ao concordar que a Equatorial era sabedora da situação que encontraria no Estado, Barbanera destacou que 70% das subestações estavam sobrecarregadas, com cabos degradados e cerca de 560 mil postes de madeira, dos 800 mil existentes, encontram-se em estado degradado e até podridão. “É certo que vamos virar esse jogo, pois seguiremos investindo de forma arrojada na concessão, mas precisamos de um tempo para que surjam efeitos, tanto dos recursos quanto da necessidade que temos de ajustar processos, inclusive de melhor comunicação com o cliente. Certamente até o final de 2024 a situação será outra.”

CADASTRO ATUALIZADO

Como forma de dar conta do dia a dia dos usuários de energia elétrica, Barbanera destacou a importância de se manter o cadastro dos clientes atualizado. “Hoje, o cadastro dos nossos clientes é nosso principal meio de informação, pelo número da UC (Unidade Consumidora) e pelos dados atualizados. Então, é fundamental que também os hotéis e restaurantes, enquanto pessoas jurídicas, atualizem o cadastro conosco. É pelo cadastro correto, com telefone celular, que por meio do nosso aplicativo Clara nos comunicamos com os usuários”, explicou.

Por meio de mala-direta enviada pelo SINDHA, os estabelecimentos serão convidados a atualizar as informações, contendo UC, CNPJ, telefone celular, endereço e e-mail. Os dados serão compilados pelo SINDHA e disponibilizados para a CEEE Equatorial. O número da UC encontra-se sempre em destaque na conta de luz e é a forma de a CEEE Equatorial reconhecer o consumidor.

“Parece pouco, mas é pelo cadastro atualizado que cruzamos uma série de informações e conseguimos atender melhor o usuário, porque pela UC sabemos a que transformador, a que rede e a qual subestação aquela Unidade Consumidora está conectada, e isso é fundamental para não só localizarmos a unidade específica como reconhecer a extensão dos problemas e agilizar os reparos em casos de falta de luz.”

Clara, a Atendente Virtual, Barbanera explicou ainda, que a Companhia conta com um número de WhatsApp específico para sempre que for necessário acessar um dos três serviços: falta de energia, consulta de débitos, emissão de segunda via e código para pagamento. Basta salvar o número (51) 3382.5500 no celular e chamar a Clara, a atendente virtual da CEEE Equatorial, pelo WhatsApp.

Resultados positivos

Para o presidente do SINDHA, Paulo Geremia, a presença do diretor-presidente da CEEE Equatorial no Sindicato não só demonstra a importância do setor para a economia do Estado como evidencia a preocupação da Companhia em melhor entender e atender os hotéis e restaurantes. “Ficamos muito satisfeitos com essa aproximação, com o entendimento e, principalmente, que agora temos um canal muito franco e muito aberto para dialogar sobre o que impacta aos nossos associados e representados, e esse diálogo faz muita diferença.”