19/04/11

Porto Alegre lança Guia de Línguas para profissionais de turismo

Fortunati e Moraes lançam a nova ferramenta de qualificação, iniciativa pioneira da Capital

Série de livretos, nas versões português/inglês e português/espanhol, traz frases simples em diálogos comuns que ocorrem com turistas no cotidiano de hoteis, restaurantes, comércio, transportes e no atendimento prestado em aeroportos

Primeira cidade-sede da Copa 2014 a instalar seu Comitê  Organizador Local para a gestão dos temas ligados ao mundial, Porto Alegre lançou hoje, 19, mais uma iniciativa sem similar no país, desta vez nas áreas de qualificação e  capacitação profissional. Trata-se da série Guias Básicos de Línguas, destinada a ajudar profissionais de diferentes segmentos relacionados ao receptivo da cidade a se comunicarem com turistas estrangeiros. O lançamento teve  a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, do presidente da ABIH-RS, Reinaldo Ritter e de várias lideranças do setor.
Guias temáticos - Desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a ABIH-RS, o projeto resultou em uma série de livretos de bolso temáticos em português/inglês e português/Espanhol para as áreas de Hotelaria, Gastronomia, Transporte, Compras e Aeroporto, segmentos identificados em pesquisa como os que o turista mais têm contato durante sua permanência num destino.
Produzida com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS),a série tem tiragem inicial de 50 mil exemplares e ficará disponível para apoiar cursos de capacitação em línguas desenvolvidos por entidades e empresas vinculadas ao trade turístico da Cidade, muitas das quais integrantes da Câmara temática Turismo e Hotelaria Copa 2014.
Copa 2014 - Fortunati destacou a necessidade de qualificação dos trabalhadores com o domínio da língua estrangeira nos setores de turismo e hotelaria, visando à Copa do Mundo 2014. "A partir deste evento, conseguiremos fomentar ainda mais as potencialidades turísticas, dinamizando ainda mais os setores de turismo, hotelaria, gastronomia e lazer. Temos que mostrar que Porto Alegre pode oferecer muito para o turista, gerando mais emprego e renda", disse o prefeito.
De acordo com Moraes, a série poderá ser reeditada para abranger outras atividades vinculadas ao turismo na cidade. “Promover o conhecimento, mesmo que básico, de línguas estrangeiras é uma das questões mais importantes que as cidades precisam trabalhar e está na pauta do Brasil inteiro, especialmente em função da Copa do Mundo”, frisou o secretário, destacando que a iniciativa da SMTUR quer sensibilizar empresários e trabalhadores para essa necessidade. “A qualificação nos vários segmentos do turismo é um ativo que fica para as cidades”, avaliou.
O presidente da ABIH-RS, José Reinaldo Ritter, afirmou que o conhecimento de outros idiomas é uma das grandes carências nos vários segmentos do turismo, agora abordados na série de guias. "Contamos com o trade para a distribuição dessa importante ferramenta", enfatizou Ritter.
Metodologia - O material foi desenvolvido por profissionais especializados, e inclui diálogos comuns ao cotidiano de cada situação, com frases simples e de fácil entendimento. Cada publicação temática tem uma seção de vocabulário específico e outra de vocabulário geral para as demais situações, assim como o alfabeto e números com suas respectivas pronúncias.

Fonte: Newsletter Secretaria Mnicipal de Turismo - 19/04/2011