16/10/23

PARCERIAS DA NESTLÉ E ORQUÍDEA REFORÇAM VOCAÇÃO PARA FORMAR PROFISSIONAIS

Para se fazer um grande Centro de Qualificação Empresarial, é preciso de grandes parceiros. Na missão de desenvolver pessoas das áreas de gastronomia e hotelaria com o SINDHA estão duas marcas de reconhecida presença nacional e mundial, a Orquídea e a Nestlé. Parceiras da área de cursos da entidade, ambas veem na parceria com o SINDHA aspectos que fazem sinergia com o próprio modo de ser das marcas, fortes atuantes na área da alimentação: o formar pessoas melhores para o mercado.

Supervisor de Panificação do Rio Grande do Sul da Orquídea, Vinicius Becke destaca o quanto estar próximos da entidade e dos profissionais que atuam ou venham a atuar na área é importante para a empresa gaúcha, líder de mercado nos segmentos em que atua. Ele explica que a Orquídea tem um propósito que norteia todas as ações: “alimentar além do alimento”. Esse alimentar se materializa em crescimento, futuro, horizontes, boas práticas, resultado, oportunidades.

“Aqui no SINDHA vemos que conseguimos realizar nosso propósito, porque todo curso prevê esse alimentar, desenvolvendo pessoas”, afirma Becke, informando que o educar está presente no dia a dia da Orquídea, com cursos, palestras, geração e divulgação de conteúdos. Poder estar associado ao SINDHA oferecendo os produtos para panificação e cozinha é muito gratificante. “É muito importante para nós estarmos presentes com os profissionais, que passam a conhecer nossos produtos, aprendem a trabalhar com eles, gostam, levam para os negócios onde atuam.”

Ao reconhecer que o mercado de alimentação ainda carece de uma mão de obra mais especializada, Becke destaca que o papel da Orquídea está em proporcionar um dia a dia mais fácil. “Temos muitas opções para o mercado que ajudam os profissionais, com farinhas especiais, misturas. É muito bom se o profissional conseguir fazer um brioche ou um pão australiano, por exemplo, a partir da própria receita, mas se pudermos ajudar já oferecendo para ele um produto semipronto, sabemos que estamos melhorando o setor.”

O desejo de preparar profissionais do futuro também integra o DNA da Nestlé Professional, nova parceira do SINDHA. Gerente de Food Service da Nestlé, Juliano dos Santos também reconhece o quanto o mercado precisa de profissionais habilitados e que estejam em constante atualização. Na linha Nestlé Professional, que conta com portfólio para atender restaurantes e hotéis, são ofertados desde a linha de culinários até misturas para sobremesa.

Estar presente com o SINDHA na formação de pessoas, para Juliano, é muito relevante, pela possibilidade de apresentar os produtos para o público que é consumidor e também para expandir a presença no mercado. Assim como a Orquídea, a linha profissional da Nestlé pensa na forma como as operações são realizadas no segmento de hotelaria e gastronomia. “Procuramos entregar, além da qualidade, praticidade e padrão para os preparos”, afirma Juliano.

A presença das duas marcas, uma de reconhecimento regional muito forte como a Orquídea e outra de presença global como a Nestlé, traz uma chancela importante para o trabalho que está sendo realizado pela equipe do Centro de Qualificação Empresarial. Para a gerente-executiva da entidade, Rosecler Heineck, o trabalho desenvolvido no SINDHA na área de cursos é gratificante. “Temos uma satisfação muito grande ao ver as pessoas aqui circulando, seja pela nossa estrutura, pelos profissionais e professores que atuam, sempre dispostos a buscar novidades e tendências que atendam ao nosso associado e representado, como pelos nossos parceiros, que são líderes de mercado e estão conosco, atendendo as pessoas, divulgando seus produtos, mas acima de tudo ensinando, proporcionando conhecimento.”