20/09/09

Turismo se mobiliza pela revitalização do Cais Mauá

Projeto é uma oportunidade esperada há mais de 50 anos pelo setor

As entidades do turismo da Capital irão ampliar a mobilização de suas bases na defesa do projeto de revitalização do Cais Mauá durante a audiência pública sobre o tema que a Câmara de Vereadores realizará no próximo dia 24, no Plenário Otávio Rocha. A decisão de assegurar ampla representação do setor foi tomada nesta quinta-feira, 17, na reunião do Fórum de Governança Local do Turismo de Porto Alegre.

Para as lideranças do trade, o projeto encaminhado pela prefeitura estabelecendo o regime urbanístico para a revitalização do Cais é o primeiro estudo com viabilidade econômica apresentado até agora para a recuperação da atração turística de Porto Alegre, oportunidade esperada há mais de 50 anos pelo setor. “Se isso não ocorrer agora, dificilmente veremos a revitalização do Cais realizada”, observou, no encontro, o presidente do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), Cacildo Vivian Veloso.

Para o presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Ricardo Ritter, a participação do setor na audiência será fundamental para o sucesso do empreendimento. “A decisão que será tomada na Câmara é se teremos ou não o Cais Mauá revitalizado para o turismo”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, no dia 23, véspera da audiência pública, os dirigentes que integram o Fórum de Governança do Turismo levarão à Câmara de Vereadores uma carta aberta do colegiado em defesa do projeto de revitalização do Cais Mauá. O documento será entregue às 11h, durante a reunião de Mesa Diretora da Casa, ao presidente do Legislativo, Sebastião Melo, e à Frente Parlamentar de Turismo (Frentur), presidida pelo vereador João Carlos Nedel.

Fonte: Publicado em 18/09/2009 por Coletiva.Net