24/03/11

Sindpoa participa de treinamento de gestão sindical

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA -  reuniu em Porto Alegre os executivos dos sindicatos de hotéis, restaurantes, bares e similares  de vários Estados, associados a federação, para treinamento do SEGS - Sistema de Excelência em Gestão Sindical, nos dias 24 e 25/03 na sede do Sindpoa.

A idéia do treinamento é que os executivos saíssem de Porto Alegre com os planos de melhorias já elaborados e, numa segunda etapa, terão treinamento com ferramentas de apoio para a gestão sindical – destaca o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.

As ferramentas terão como base um Software de Medição de Indicadores, customizado para área sindical, adquirido pela FBHA para apoiar o trabalho dos executivos.

Para aferição, é levado em conta o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), sistema já praticado no mercado, e agora adotado também pelos sindicatos patronais, através do SEGS, programa desenvolvido pela CNC - Confederação Nacional do Comércio que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos filiados ao Sicomercio. Na primeira fase, são avaliados os seguintes critérios:

1.     Liderança

2.     Estratégia/Planos

3.     Clientes

4.     Sociedade

5.     Informação e conhecimento

6.     Pessoas

7.     Processos

8.     Resultados

- Uma vez que se vê um mercado cada vez mais exigente quanto a qualidade de serviços e produtos, o sistema sindical patronal não poderia ficar de fora, de um universo cada vez mais exigente, que  deseja aprimorar sua percepção no mercado -  ressalta Vanessa Paganelli, coordenadora do SEGS na FBHA.

Neste ano, o ciclo 2011 do SEGS traz algumas novidades,  a partir de abril serão realizados atendimentos às entidades, treinamentos e consultorias diretamente nas sedes dos sindicatos.

O treinamento contou com a participação do grupo de colaboradores do Sindpoa.