14/05/08

SINDPOA conhece projeto da Orla do Guaíba

Diretores do SINDPOA receberam o Secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati
Nesta quarta-feira, 14/5, o Secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati, apresentou o Relatório Orla a empresários da hotelaria e gastronomia de Porto Alegre. O encontro aconteceu durante reunião da diretoria do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA) e faz parte de uma agenda para debater com a sociedade as possibilidades de melhor aproveitamento da área à beira do Guaíba. “Queremos ter uma relação ativa quando se trata de qualificar a orla”, afirmou o Secretário. Segundo Fortunati, a etapa de diálogo com a população irá enriquecer o debate e fomentar a participação.
O arquiteto Marcelo Allet, coordenador do GT-Orla, responsável pela elaboração do estudo realizado junto com outras secretarias do Município, acompanhou o Secretário. O Relatório Orla identifica problemas, analisa oportunidades e aponta possíveis soluções para a área da Usina do Gasômetro até a chamada Ponta do Dionísio, totalizando 7.2Km de extensão.
Segundo o presidente do Sindicato, Daniel Antoniolli, a iniciativa deve ser incentivada em todos os sentidos. “Pela primeira vez a Orla é pensada de uma maneira global e não somente a partir de idéias específicas”, afirmou. Para o Presidente, esse trabalho  é muito bem vindo, principalmente no momento em que a categoria, através de seu Sindicato, está voltada  para a implementação do Planejamento do Turismo  de Porto Alegre, onde essa iniciativa é complementar, assim como a revitalização do cais do porto.