29/06/11

Seminário do Sebrae prepara para a Copa 2014

Objetivo da entidade é viabilizar negócios para as microempresas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul promoveu na quarta-feira, 29/7, o Seminário Oportunidades para 2014, quando apresentou seus projetos que visam a qualificação das micro e pequenas empresas gaúchas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O evento também abriu um canal de debates sobre o maior evento do futebol mundial, com a presença de organizadores da última edição da competição, em 2010, na África do Sul, jornalistas esportivos e o secretário municipal da Copa em Porto Alegre, João Bosco Vaz. Na oportunidade, Vaz falou sobre a  importância da qualificação de empresários e de trabalhadores para o evento, citando as iniciativas do Sindpoa nesta área. Também tratou do planejamento da cidade para o megaevento. Segundo ele, são três grandes pilares que sustentam esse planejamento: estádio e entorno; bem receber e qualificações; e legado para a cidade. "Porto Alegre foi uma das primeiras sedes da Copa a fechar contratos com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 480 milhões para a realização das dez obras que fazem parte da matriz de responsabilidades da prefeitura da Capital com o governo Federal", destacou. Já o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, lembrou que as micro e pequenas empresas gaúchas devem estar preparadas para as possibilidades de negócios que serão criadas antes, durante e após o evento esportivo. “Além de capacitar os gestores das MPEs, estamos preocupados em articular, junto às grandes corporações, a inserção das pequenas empresas nas principais cadeias produtivas”, disse o dirigente. Para o Presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos, é preciso pressa. “A Copa das Confederações é em 2013. É nesta data que devemos estar prontos”, avisa. É a mensagem que a entidade tem passado nos vários encontros relativos a Copa do Mundo que participa. Dois personagens que tiveram importante papel na organização da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, foram palestrantes no seminário,  realizado das 13h às 19h, no Centro de Eventos do Sport Club Internacional. Integrando o painel: Experiências da África do Sul – Legados da Copa do Mundo”, Franco Jordaan, presidente da Associação de Turismo de Tshwane, município situado na província de Gauteng, no país sul-africano, abordou o tema “Hotéis, Bares e Restaurantes – Como o setor se preparou para a Copa do Mundo”. O consultor e diretor de Marketing, Comunicação e Relações Públicas da Fifa na Província de KwaZulu-Natal, Claude Jerome Pretorius, ministrou a palestra “Marketing Regional – A importância das regiões criarem sua própria identidade.