27/06/11

Revitalização do Cais Mauá segue na pauta

Os dirigentes de entidades empresariais que lideram o movimento pela revitalização da área do cais de Porto Alegre vão lançar uma campanha, através de grandes cartazes espalhados pela cidade, solicitando que as autoridades deem andamento ao projeto e autorizem a execução das obras que já têm interessados em construí-las. De acordo com o presidente do Sindicato da Hotelaria e da Gastronomia, José De Jesus Santos, o lançamento da campanha aproveitará a presença do arquiteto Jaime Lerner, consultor de um dos grupos interessados no cais, dia 13 de julho na Federasul. Segundo noticia veiculada na imprensa, nesta semana, no entanto, o assunto já estaria resolvido. Livre do pacote que lhe exigiu dedicação exclusiva nos últimos 30 dias, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, teria recolocado o Cais Mauá no topo da sua lista de prioridades. Segundo o jornal Zero Hora,  o governo gaúcho aceitou repassar para a Secretaria de Portos e Hidrovias todo o valor que os investidores vão pagar anualmente a título de aluguel (R$ 1,5 milhão). Ainda segundo o jornal, assim que o acordo for homologado, Pestana chamará os empresários espanhóis para entregar os papéis que permitirão encaminhar as primeiras licenças. A expectativa é de que as obras comecem em setembro.