22/12/09

Revitalização do Cais Mauá foi aprovado com o apoio do SINDPOA

Diretores do SINDPOA e colaboradores apoiaram a votação

Com a participação intensa da nossa diretoria (foto) e de colaboradores que lotaram, as galerias da Câmara Municipal,  foi aprovado pela maioria do plenário, às 22h 42 min desta segunda-feira (21/12), com 29 votos favoráveis, o projeto de Revitalização do Cais Mauá.

A proposta, que entrou em discussão na Câmara no início de setembro, mobilizou o Sindpoa e a categoria desde o início do ano. Além dos contatos realizados diretamente junto aos vereadores, o Sindicato desenvolveu uma forte estratégia através da mídia espontânea (gratuita), através de artigos de nossos diretores publicados nos jornais, que ajudaram a sensibilizar a opinião pública sobre a importância da aprovação da matéria.

- Ao aprovarem o projeto de revitalização do Cais Mauá os senhores vereadores de Porto Alegre deram vitalidade ao Planejamento Estratégico do Turismo da Capital, elaborado pelo Sindicato, que tem como pontos críticos de sucesso, a necessidade de modernização do centro da cidade e a reintegração do Guaíba – lembrou Cacildo Vivian, presidente do Sindpoa.

Os empreendimentos previstos para a área do Cais Mauá deverão ser realizados por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa da prefeitura é de que as obras sejam concluídas até 2014, ano em que Porto Alegre será subsede dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Para tanto, foi importante a argumentação do Sindpoa – expressa inclusive publicamente  através de apedido publicado nos jornais da capital no dia da votação – de   que era preciso manter a sustentabilidade econômica para o projeto, o que efetivamente aconteceu.

A área do Cais Mauá em questão tem 1,8 quilômetros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão, abrangendo o trecho que vai da Usina do Gasômetro até a terceira doca, na altura da Rua Coronel Vicente esquina com Avenida Mauá, nas proximidades da Estação Rodoviária.

Dos 12 armazéns instalados nesse trecho, 11 são tombados pelo patrimônio histórico do Município. Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões, a revitalização do Cais Mauá prevê a criação de áreas para comércio, turismo, lazer e cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDPOA