23/03/11

Projeto profissional Bom de Copa será lançado dia 31

Nesta quarta-feira, 23/3, uma delegação de 140 representantes do setor de alimentação e hospedagem esteve reunida em Porto Alegre, na sede da Fiergs, para reunião extraordinária de Conselho de Representantes da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

Um dos destaques da pauta foi o anuncio do lançamento em Porto Alegre, no dia 31 de março, do projeto Profissional Bom de Copa, voltado para os colaboradores que atendem diretamente os visitantes.

Além de reforçar suas atribuições, o projeto trabalhará competências gerais definidas pelo Ministério do Turismo, como informações turísticas, apresentação pessoal e postura, com grande ênfase na qualidade de atendimento. As profissões contempladas serão de garçom/garçonete, atendente, caixa e gerente.

O projeto terá 15 meses de duração. Cada curso, por sua vez, durará três meses, possibilitando que cada cidade receba mais de uma turma.

Os cursos serão semipresenciais, com três encontros da turma durante a capacitação. As aulas seguirão a metodologia do ensino a distância, permitindo que o próprio aluno monte o cronograma de estudo de acordo com seu turno de trabalho.

Um site funcionará como plataforma principal de ensino, onde o estudante terá acesso a textos e vídeos e poderá tirar suas dúvidas.

Os participantes dos cursos serão indicados pelos bares e restaurantes. Em cada estabelecimento, um gerente será designado como multiplicador e receberá uma capacitação específica para a função.

Todas as cidades que receberão o Profissional Bom de Copa terão uma equipe de coordenação e de tutores locais que complementarão o aprendizado.  Ao fim do curso, os alunos serão avaliados por esta equipe de tutores, recebendo um certificado após a aprovação.