30/07/09

Projeto de revitalização do Cais será votado até outubro

Representantes de Entidades do Trade Turistico, Prefeito de Porto Alegre em exercício Sebastião Melo, Presidente da FRENTUR, João Carlos Nedel e o Coordenador Executivo do Projeto Cais Mauá, Edemar Tutikian, em Reunião Almoço no SINDPOA, dia 30/07/2009.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, assegurou que o projeto de revitalização do Cais do Porto da capital deverá será votado pela Câmara Municipal até outubro, antes do Plano Diretor. “Pela primeira, em dez anos, se tem um projeto palpável”, afirmou Melo a empresários da hotelaria, gastronomia e do comércio da capital durante a reunião-almoço do Sindpoa  nesta quinta-feira (30/7).

O projeto, que integra a relação de programas estruturantes do governo estadual, foi detalhado na reunião pelo diretor executivo da comissão de revitalização, Edemar Tutikian, que destacou a necessidade de sustentabilidade econômica para a realização das obras. Após a aprovação pela Câmara Municipal (Lei Municipal do Regime Urbanístico) o projeto prevê, até 2010, a regularização da área, o plano de negócios dos consórcios concluídos e a realização do processo licitatório de arrendamento da área.

Entre os empresários a revitalização do Cais significa uma mudança de paradigma para o turismo de Porto Alegre. “Não será apenas a área central da cidade que será beneficiada, mas toda a cidade, já que o fluxo de turistas será ampliado com repercussão em todos os lugares”, ressaltou o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Wilson Noer. Da mesma forma, saudou o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow: “Aquele espaço deverá ser utilizado não apenas pelo setor comercial, mas também por universidades e outros setores culturais de interesse de toda a comunidade”, disse. O presidente do Sindpoa, Cacildo Vivian, enfatizou o consenso. “Esse encontro serviu para atestar o consenso que a revitalização do Cais atingiu entre o setor público, privado e a sociedade porto-alegrense”, ressaltou.
Além da CDL, Sindilojas e do Sindpoa, participaram do encontro representantes da Abav, Abrajet, Porto Alegre Convention e Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Sindicato Estadual dos Guias de Turismo, Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo e o presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador João Carlos Nedel.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDPOA