23/05/11

Programa Alimento Seguro ajuda empresa

As Normas de qualificação são reconhecidas e difundidas no mundo todo. As empresas que não estiverem trabalhando com essas certificações praticamente estão à margem do mercado. O segmento gastronômico também possui normas de excelência e os investimentos para esta conquista, feitas pelas empresas mais atentas, não significam apenas um diferencial competitivo mercadológico importante, mas principalmente a melhoria do atendimento a uma clientela cada vez mais exigente. O Sindpoa vêm trabalhando muito no sentido de sensibilizar as empresas para essa realidade. Através da entidade, mais de 100 empresas participam do Programa Alimento Seguro (PAS), que tem sido um referencial importante nesta área. É o caso do restaurante Sushi by Cleber, por exemplo. Depois de ser o primeiro restaurante japonês do Rio Grande do Sul a implementar o PAS - Programa Alimento Seguro, em 2006 e o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle),  é o primeiro a cumprir em sua plenitude a norma NBR 15635, que é considerada a  certificação máxima da Segurança Alimentar.Esse certificado, fornecido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),  atesta a segurança alimentar na compra, manuseio, armazenamento e todo processo produtivo em um restaurante, o que garante ao cliente saber que está consumindo um alimento preparado com constante monitoramento e práticas de segurança alimentar. "A conquista de todos esses certificados só foi possível graças ao importante apoio e contribuição do Sindpoa, Abrasel, Sebrae e Senai , entidades que sempre incentivaram a qualificação do setor gastronômico, colocando Porto Alegre e a culinária gaúcha como destaque no cenário Nacional" ressaltou Ismael Tiger, proprietário do restaurante.