23/06/11

Nova classificação hoteleira em trinta dias

Fonte Imagem:http://desbravandoturismo.blogspot.comImagem

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) publicou no Diário Oficial da União, os novos critérios de classificação de hotéis.

Até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal pretende classificar nas categorias entre uma e cinco estrelas mais de 6 mil estabelecimentos hoteleiros.

As regras compreendem sete tipos de estabelecimentos: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Os albergues ficam de fora dessas normas, já que a classificação relaciona unidades individuais de hospedagem e não coletivas.

As novas regras começam a valer em 30 dias. Conforme a portaria, só os hotéis que passarem pela inspeção do Inmetro é que terão direito a usar o sistema de classificação em estrelas.

Pelos novos critérios de classificação de hotéis os hóspedes terão direito a jornais e internet nos quartos. Dependendo da classificação, hotéis terão de oferecer serviço médico de emergência e revistas, entre outros serviços. Seis mil hotéis receberão de uma a cinco estrelas.

A classificação não é obrigatória, adere quem quiser. Para o vice-presidente do Sindpoa, Daniel Antoniolli a classificação chega num momento tardio, já que os portais de hospedagem têm total interatividade e oferecem grande parte das informações de que os hóspedes precisam. Isso sem falar nos custos para os estabelecimentos se adequarem às novas regras.