31/03/11

Notícias Boletim Semanal 1

Audiência com o prefeito José
Fortunati tratou de protocolo único
para a liberação de alvarás.

A Diretoria do Sindicato esteve com o prefeito José Fortunati. Na pauta da audiência o trabalho conjunto para resolver definitivamente um problema que há anos atormenta a categoria. Estabelecimento de um protocolo único para a liberação dos alvarás permanentes para funcionamento dos estabelecimentos. Hoje, as dificuldades são enormes, invariavelmente com solicitações que se sobrepõem, dispersas em várias secretarias. A burocracia é significativa e o resultado é que a maioria trabalha com alvarás provisórios.

Reunião mensal de Diretoria teve
como pauta principal o convênio
com a Federasul.

A pauta da reunião de diretoria no dia 6 de abril, teve como prato principal o convênio que a entidade firmou com a Federasul, em 2010, para elaboração do projeto “Porto Alegre uma cidade com excelência na prestação de serviços”. Na ocasião, o vice-presidente da Federasul e coordenador da divisão de serviços daquela entidade, Carlos Biedermann, fez um relato sobre o andamento da iniciativa que tomou por base o Projeto Estratégico para o Turismo de Porto Alegre desenvolvido pelo Sindpoa.

Cursos de Garçom e de Auxiliar de
Cozinha com prática nas empresas.

Nesta quarta-feira, 20/4,  foi realizada a formatura da turma de garçons e de auxiliares de cozinha do curso promovido pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) em parceria com o Programa de Gratuidade do Senac/RS.

O evento foi na sede do Sindicato  e reuniu um grupo de 34 formandos que se qualificaram através de 200 horas  de aulas. O grande diferencial agregado ao curso neste ano foram as atividades práticas supervisionadas em restaurantes da capital.

- O processo de melhoria dos cursos é contínuo e a participação mais efetiva dos empresários na formação da formação da mão-de-obra deste setor deve ser saudada e ampliada – ressaltou o Presidente do Sindpoa, José de Jesus Santos.

O empresário também destacou a oportunidade para os trabalhadores interessados neste setor.

- Praticamente todos os alunos egressos do curso  possuem colocação já que a falta de mão-de-obra qualificada é muito grande e preocupante – afirma.

Para os alunos que não conseguirem lugar imediatamente, o Sindicato inclui  o profissional num cadastro disponibilizado aos associados.

Os formandos são pessoas com renda declarada de até 1, 5 salários mínimos ou egressos da educação básica. Inscrições para a próxima turma de garçom  estão abertas. Mais informações no Senac comunidade pelo fone 32113579.