11/08/09

FNHRBS aposta na Qualidade e Competitividade

Idealizado pela Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e financiado pelo Ministério do Turismo, o programa de gestão estratégica para hotéis, pousadas, meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares, intitulado Qualifica Brasil, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade e da competitividade dos serviços de alimentação e hospitalidade.

Segundo o presidente da FNHRBS, Norton Luiz Lenhart, desenvolver social e economicamente o setor que mais cresce no país, que é a atividade turística, é a principal meta da entidade, agregando ações importantes dentro da esfera política, social e econômica, buscando ampliar e fortalecer as parcerias com o setor empresarial, com as áreas governamentais, legislativas e com as demais entidades empresariais do turismo nacional e internacional, agindo sempre como órgão de colaboração e apoio aos poderes públicos e demais associações, no sentido de promover a solidariedade social e os interesses econômicos de âmbito nacional, participando ativamente no processo de estruturação da atividade.  Com a adesão de quase todos os sindicatos da FNHRBS e a formação de cerca 300 multiplicadores, o Programa Qualifica Brasil já capacitou praticamente 500 empresários e gestores de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares em todo o país. Cerca de 800 estão concluindo o curso.

Lançado em maio de 2008, o Programa já concluiu diversas etapas com sucesso, entre elas, as oficinas de formação de multiplicadores que consiste no treinamento e qualificação de consultores especializados nas áreas de Planejamento e Gestão Financeira, Gestão da Qualidade no Atendimento e Gestão de Alimento Seguro, responsáveis pelo treinamento de gestores e empresários em suas respectivas regiões. Na segunda fase, ou seja, de sensibilização dos empresários e gestores para adesão ao programa, já foram realizados 39 workshops pelo Brasil. Até agora, 16 turmas, cada uma com 30 alunos em média, já concluíram o curso e outras 29 estão em andamento. Com isso, cerca de 1260 proprietários e gestores estarao mais qualificados. De acordo com o coordenador do Programa Nacional, Wilson Vettorazzo Calil, o curso é de fundamental importância para o setor, principalmente para aqueles que pretendem gerir seus negócios com sucesso. “Esta é a primeira vez que o segmento recebe esse tipo de incentivo do Governo Federal, O projeto está indo muito bem e vai contribuir para a qualificação do setor em todo o Brasil, e a previsão é que deva ser concluído até o final deste ano”, disse.

Sobre o curso: O curso é destinado a proprietários e gerentes de hotéis, pousadas, restaurantes e similares, podendo participar até duas pessoas por CNPJ. As turmas precisam ter, no mínimo, 30 participantes, os quais devem se comprometer a concluir o curso através de um contrato de adesão.  O programa conta com uma carga horária de 116h/aula, dividida em três módulos: Planejamento e Gestão Financeira (60h); Gestão da Segurança Alimentar (32h); e Gestão da Qualidade no Atendimento (24h). No módulo Gestão Financeira, os participantes têm a oportunidade de desenvolver os conhecimentos necessários para a implementação da gestão administrativa e financeira profissional nas empresas em que atuam. Entre os temas discutidos no decorrer do curso estão “Custos e formação de preços e venda”, “Planejamento estratégico e de Marketing” e “Mercadologia”. Já no módulo de Gestão da Qualidade no Atendimento, são repassadas informações que visam capacitar os alunos para que eles saibam se comunicar e se relacionar com seus clientes. Entre as temáticas das aulas estão “Características e postura de um bom atendimento”, “A importância da comunicação” e “Motivação: o ingrediente do sucesso”. No curso de Gestão da Segurança Alimentar, os multiplicadores ensinam as boas práticas para gerir a cozinha de um estabelecimento. Os participantes têm acesso às normas básicas de higiene para manipulação e conservação dos alimentos. Serão tratadas questões de “Legislação Sanitária”, “Procedimentos de higienização”, “Técnicos operacionais”, entre outras. Ao final do curso, os sindicatos devem realizar a pesquisa de avaliação do programa com os empresários participantes. Para receber o certificado de conclusão do curso, os participantes precisam freqüentar os três módulos e ter pelo menos 80% de presença em cada um deles. Após a conclusão do programa, eles deverão repassar os conhecimentos adquiridos em seus respectivos estabelecimentos. O objetivo é promover a melhoria da qualidade e da competitividade dos serviços de alimentação e hospedagem, contribuindo, conseqüentemente, para o desenvolvimento do turismo nacional.

Fonte: Ascom FNHRBS - 12-08-09