13/09/09

Conversa com o Presidente

Os reflexos da Expointer e os eventos

Em sua 32ª edição internacional, a Expointer concentrou as últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial, sendo reconhecida como um dos maiores eventos do mundo em seu gênero, evidenciando o potencial do agronegócio do Rio Grande do Sul.

Trata-se, na verdade, de uma festa da tradição gaúcha. Além da pujante feira de negócios, representa o que existe de mais importante no nosso povo que é a sua diversidade cultural. Algo que o diferencia e que atrai visitantes de todos os lugares.
O setor de hotelaria e gastronomia do Rio Grande do Sul, por sua vez, foi parte mais do que integrante deste grande momento, pois através da iniciativa dos seus empresários, voltou a dar o suporte necessário para  o sucesso da feira, transformando-se num dos seus grandes atrativos.
Mesmo o clima de quase terrorismo vivido no período anterior ao seu início, com as informações desencontradas  sobre o comportamento da chamada gripe A, não foram suficientes para desestimular o setor em relação aos investimentos e os cuidados gerais para a feira.
A queda na ocupação hoteleira que já era uma expectativa de 80% dos empresários ouvidos em pesquisa anterior a feira, realizada pelo sindicato – de forma responsável e realista – infelizmente, se concretizou. Ela foi 6,55 pontos percentuais menor do que o ano passado ( 67,47 % contra 74,02%  em 2008). Como sempre a hotelaria e a gastronomia corresponderam à altura das suas responsabilidades e, com certeza, foram atrações da 32ª Expointer, ao lado dos grandes campeões.
Por outro lado, a feira nos ajuda a refletir sobre a importância que o setor de eventos representa para a economia gaúcha como um todo, com reflexos em mais de 56 segmentos econômicos distintos que são movimentados a cada evento que ocorre. A captação de eventos, portanto, cada vez mais profissionalizada e atuante é uma atividade nobre dentro do trade e que, por certo, deve ser sempre incentivada no Rio Grande do Sul, tanto pelo setor público como privado.

Cacildo Vivian
Presidente