04/01/10

CONVERSA COM O PRESIDENTE: O ano da revitalização do Cais Mauá

O ano de 2009, no âmbito de nosso Sindicato, segue um caminho que corresponde a sua tradição de representatividade, focada na defesa dos legítimos interesses da categoria, e de serviços, onde a qualificação de empresários, empresas e de colaboradores, foi uma constante.

Foi assim, por exemplo, quando a diretoria se empenhou em manter o reajuste do salário mínimo regional em níveis compatíveis com a expansão dos nossos negócios, após duas reuniões na Casa Civil e, posteriormente na Assembléia Legislativa. E, igualmente, nas negociações dos reajustes salariais dos funcionários quando conseguimos manter um debate construtivo, coerente e transparente onde os nossos argumentos foram assimilados.

Esta linha de defesa propositiva também resultou na aprovação do projeto de Lei para ampliação dos horários das mesas dos bares nas calçadas em Porto Alegre e no esclarecimento das nossas posições referente a Lei antifumo aprovada no Estado. Essa linha de esclarecimento também foi adotada na crise provocada pelo vírus da gripe “A”, quando estivemos fortemente mobilizados junto com a sociedade.

Na linha de representação institucional da nossa categoria, o Sindicato promoveu uma reunião-almoço com os vereadores de Porto Alegre, objetivando apresentar as principais reivindicações do setor. Isso foi realizado, também, junto ao Fórum Permanente em Defesa do Turismo, da Câmara Municipal e no Fórum de Governança Local do Turismo, do município. São importantes organismos onde o Sindicato tem procurado fornecer informações e sugestões  para a preparação da nossa cidade para a Copa do Mundo de 2014, entre outros assuntos de interesse coletivo. A presença em uma de nossas reuniões de diretoria do vice-prefeito José Fortunati, responsável pela Secretaria Especial da Copa, também serviu para uma troca importante de informações neste sentido.

Também foi realizado um almoço com os deputados estaduais. A iniciativa foi feita de forma alinhada com os Sindicatos do interior do Estado a partir de dois encontros muito produtivos que realizamos durante o ano, em Porto Alegre, com a presença da Federação Nacional dos Hotéis, Bares e Restaurantes.

Em relação a qualificação do setor, devemos ressaltar a importância da parceria com entidades públicas e privadas que possibilitaram aumentar a nossa capacidade de atendimento. Como destaques, temos o Programa SENAC de Gratuidade que proporcionou a formação de garçons, camareiras e de auxiliares de cozinha; a Federação Nacional de Hotéis, Bares e Restaurantes e o Ministério do Turismo, que  proporcionaram o curso ”Qualifica Brasil”, voltado a empresários do ramo; a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, através da realização dos Encontros Técnicos “Dicas Turísticas” e o SEBRAE com os Pólos Gastronômicos, por exemplo.

Estes destaques, unidos a nossa tradicional grade de cursos e de palestras, tem mantido um número importante de opções para o setor. Desde 2006 viemos num crescimento anual dessas iniciativas que passaram de 46 naquela época para 114 em 2009, focados inteiramente para o treinamento de nossos colaboradores.

De forma paralela e constante a todas essas atividades, estivemos sempre atentos ao momento histórico representado pelo encaminhamento do Projeto de Lei que trata da Revitalização do Cais Mauá. Inicialmente com uma apresentação da Comissão que trata do assunto, realizada na sede do nosso Sindicato, depois com a mobilização da categoria na audiência pública da Câmara Municipal convocada sobre o tema e, finalmente no dia da votação do projeto.

Mais uma vez, de forma coesa a diretoria se fez presente no embate das idéias, preservando os interesses da categoria. O resultado foi a aprovação do projeto sem as alterações que poderiam significar a sua impraticabilidade econômica. Sem sustentabilidade econômica – que para nós também significa sustentabilidade social – o projeto certamente não teria futuro.

Trata-se de uma matéria de excepcional relevância para nossa cidade, com repercussões em todo o Estado e que nos manteve em permanente vigília até a sua apreciação e aprovação. É algo que nos anima como empresários e, principalmente, como cidadãos portoalegrenses.

E, neste final de ano, quero agradecer aos senhores e senhoras, empresários do ramo, pelo apoio recebido, desejar um feliz Natal e um próspero ano Novo para todos, em nome de toda a diretoria do Sindpoa

E, tenho convicção, de que 2009 será lembrado como o ano em que a cidade de Porto Alegre, efetivamente quebrou um paradigma, iniciando o seu processo de revitalização, a partir de um símbolo, encravado no coração da cidade e do Rio Grande do Sul, que é o Cais da nossa querida Porto Alegre. Uma vitória da sociedade onde a participação do Sindicato foi decisiva mostrando que além dos interesses da categoria, preserva uma visão de futuro absolutamente alinhada com os interesses de toda a população do Rio Grande do Sul.

Obrigado a todos.

Cacildo Antonio Vivian