15/03/11

Câmara Temática de Turismo cria grupos de trabalho

Secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes (Foto: Guilherme Santos/PMPA)

Integrante da estrutura do Comitê Organizador Sede - Porto Alegre 2014, a Câmara Temática de Turismo e Hotelaria reuniu-se nesta terça-feira, 15, no auditório da Fundação Iberê Camargo, na Capital, em um seminário destinado a promover um alinhamento de informações entre a área pública e as cerca de 50 entidades que integram a Câmara sobre a Copa do Mundo e as iniciativas em andamento. (fotos)

Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, o encontro foi aberto pelo titular da pasta, secretário Luiz Fernando Moraes, e o secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, com a presença do assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Fernando Benin, do diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, do presidente da Comissões Especial da Copa 2014 da Câmara Municipal, vereador Airto Ferronato, e de representantes das secretarias estaduais de Turismo e do Esporte e Lazer.

Articulação - “Esta é a primeira reunião da Câmara, instalada no final do ano passado, e o encontro de projetos e dos esforços que estão sendo desenvolvidos isoladamente será o ponto de partida para o trabalho efetivo e articulado que iremos iniciar”, afirmou Moraes. Ainda neste mês, a Câmara passa a operar em grupos de trabalho organizados em cinco eixos (oferta turística, hotelaria e gastronomia, qualificação, infraestrutura turística e promoção). De acordo com o secretário, a Câmara é também uma forma de organização do setor que tem um papel fundamental na preparação da cidade para a Copa 2014.

Bosco ressaltou a capacidade de organização do setor. “Esta é a única câmara temática em funcionamento entre as sete que devemos criar”, afirmou, destacando que a Copa do Mundo passa essencialmente pelo turismo. Conforme o secretário, é necessário que desde já o trade divulgue suas ações inclusive junto à Fifa, visando a atrair maior interesse turístico para a Capital. “O evento Copa é um grande negócio. Se todos os setores forem organizados como o do turismo, Porto Alegre será a melhor sede brasileira a receber o mundial”, disse o secretário. As demais câmaras temáticas devem ser criadas nas áreas de Mobilidade Urbana; Marketing e Eventos; Infraestrutura Esportiva; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Voluntariado, Capacitação Profissional e Protocolo e Promoção Comercial, Tecnologia e Serviços Públicos.

Perfil – Para uma platéia atenta, Salles Lopes apresentou o Perfil do Turista da Copa, levantamento realizado pelo MTur na África do Sul durante o mundial de 2010. “Vale à pena investir neste turista e fidelizá-lo, porque é um visitante qualificado, possui renda expressiva e gasta três vezes mais que o turista internacional normal, viaja com amigos, cônjuge ou amigos, tem uma permanência média de 17,5 dias e 83% faz turismo adicional, conhecendo cerca de quatro cidades além das que sediam os jogos”, resumiu. A pesquisa entrevistou 4.835 turistas nas nove cidades africanas que sediaram jogos, dos quais 46% europeus e 41% americanos. O gasto médio apurado foi de US$ 11.412 no período de permanência, contra os cerca de US$ 2 mil gastos por turistas estrangeiros comuns. Segundo o levantamento, 92% dos pesquisados disseram que pretendem vir ao Brasil para a Copa 2014 e 80% que não conhecem o país. A pesquisa apontou ainda Porto Alegre entre as sete cidades brasileiras mais citadas do país. Segundo Salles Lopes, a expectativa é que o Brasil receba 600 mil turistas no mundial.

Novo ritmo – Ao falar sobre a Copa 2014 e a organização do Brasil para o evento, o assessor especial do Ministério do Esporte disse que este ano deverá ser marcado pelo aceleramento das obras. “Já estão disponíveis R$ 25 bilhões para projetos de mobilidade urbana, aeroportos, portos e estádios, e outros projetos devem sair”, afirmou. Benin destacou o papel dos comitês e câmaras temáticas municipais. “É nas cidades que a Copa irá se materializar, e esses espaços de debate e interlocução são fundamentais no processo de organização para o mundial”, enfatizou. De acordo com o assessor especial do Ministério dos Esportes, são nas áreas de Turismo e de Meio Ambiente que as câmaras temáticas nacionais estão demonstrando boa atuação e servindo de exemplo.

Calendário - Durante o seminário, entidades que integram a Câmara Temática apresentaram propostas e projetos nas áreas de qualificação profissional, empresarial e de produtos turísticos, de divulgação e  desenvolvimento da cidade e região nas áreas de turismo esportivo e de eventos esportivos. As iniciativas deverão ser trabalhadas pelos grupos de trabalho, que iniciam este mês um calendário de reuniões: dia 28, GT Hotelaria e Gastronomia; 29, Qualificação; 30, Oferta Turística; 31, Infraestrutura turística; e 1º de abril, Promoção. As reuniões ocorrerão das 9h às 11h, na sede da SMTUR.

Fonte: site Prefeitura Municipal de Porto Alegre - www.portoalegre.rs.gov.br