18/07/11

Cheque passa a ser compensado em até dois dias

Os cheques passaram a ser compensados em até dois dias a partir desta semana segundo a Federação Brasileira de Bancos. Antes, dependendo da localidade, a compensação poderia demorar até 20 dias úteis.
A mudança ocorre devido à implantação da compensação digital, que irá substituir o procedimento físico. Essa alteração foi implantada em maio, e os bancos tiveram 60 dias para adaptação ao novo sistema. Com a compensação digital, os cheques não serão mais transportados entre os bancos. No novo processo, o banco irá capturar as informações do cheque por meio de código de barras e imagem. O sistema foi pensado pela primeira vez pelos bancos em 1995, mas não havia, na época, tecnologia disponível. Os testes começaram em julho de 2010. A Febraban afirma que o procedimento é mais seguro, porque reduz a possibilidade de clonagem, extravio, perdas e roubo dos cheques.

Fonte: site JusBrasil