07/07/11

Cais Mauá no Tá na Mesa

O arquiteto Jaime Lerner será o palestrante convidado da tradicional reunião-almoço da Federasul, na próxima quarta-feira, 13/7.  Ele irá falar sobre a sua rica experiência como prefeito de Curitiba. Na pauta um assunto que interessa especialmente aos gaúchos: a importância da revitalização do cais Mauá para a capital. “Na oportunidade iremos lançar a campanha assinada pelo Sindpoa, Sindilojas, CDL e Federasul de apoio ao projeto  que está em andamento”, adiantou o presidente José De Jesus, do Sindpoa. Uma reunião na câmara de conciliação da Advocacia-Geral da União (AGU) nos próximos dias, em Brasília, definirá a data de homologação do acordo entre o Rio Grande do Sul e a União, o que deverá colocar em andamento, definitivamente, o projeto de revitalização do Cais Mauá, no Porto da capital gaúcha.

Um acordo neste sentido foi formalizado na quinta-feira, em Brasília, entre o secretário Carlos Pestana, da Casa Civil do governo do Estado, e a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Os termos estabelecidos no documento que confirmará o acordo entre as partes preveem o repasse da integralidade dos recursos advindos da locação da área do Cais Mauá para a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do governo estadual.Nesta reunião também será definida a proposta de formatação do aditivo ao contrato da obra, responsável por uma das inúmeras polêmicas surgidas na administração da então governadora Yeda Crusius. "Avançamos muito com o encaminhamento dado. Creio que, agora, a homologação do acordo é questão de dias. Chegamos a uma solução definitiva para que o projeto de revitalização da área, enfim, saia do papel", salientou Pestana ontem.