16/06/11

Apelo social na gastronomia

Porto Alegre vive um momento importante. Aliada a sua reconhecida diversidade cultural, a cidade vai transformando as suas feições para receber visitantes do mundo inteiro durante a Copa do Mundo de Futebol. Vai ficando mais bonita com a revitalização do centro histórico, da Praça da Alfândega, que brevemente será entregue a população, das novas vias de acesso e, por que não, do metrô e da ponte do Guaíba. E, igualmente, do Cais Mauá que, temos certeza, será um dos destaques dessa nova cidade que, aos poucos, se apresenta. Na esteira deste novo momento da cidade é que alinhamos uma promoção gastronômica que foi um grande sucesso no ano passado na capital e que terá a sua segunda edição entre 27 de junho a 10 de julho. Trata-se do Restaurant Week, projeto que surgiu há 18 anos em Nova York e já percorreu mais de cem cidades no mundo. A idéia é democratizar o acesso à alta gastronomia, reunindo alguns dos melhores restaurantes da cidade que oferecerão cardápios especiais por preços promocionais no período. Além de proporcionar 15 dias de alta cozinha a preços mais acessíveis, o Restaurant Week também é um incentivador do turismo gastronômico, pois gera rentabilidade e movimenta a cidade. Além da capital gaúcha, o circuito acontece também em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Vitória, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e Fortaleza, ou seja: Porto Alegre passa a atuar, deixando de ser mera espectadora. O que também nos anima muito nesta iniciativa é o fato de que ela agrega responsabilidade social, pois parte da arrecadação da venda das iguarias irá para entidades beneficentes reconhecidas. Muitos dos restaurantes, inclusive, realizam doações além do previsto.  Em Porto Alegre, o Instituto do Câncer Infantil é a entidade parceira que receberá os donativos. Esperamos que os porto-alegrenses, dentro deste novo espírito que anima a cidade, se engajem nesta causa que certamente tornará Porto Alegre ainda mais moderna, bonita e, principalmente, generosa.

José De Jesus Santos

Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre