30/09/03

Integrar, qualificar e harmonizar interesses

O SHRBS está trabalhando intensamente para harmonizar os interesses de bares e restaurantes com os dos moradores de determinados bairros e com a política da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que tem como função fazer a fiscalização dos estabelecimentos. Através de reuniões de todos os interessados, inclusive na sede do sindicato, busca-se garantir a legalidade do funcionamento dos estabelecimentos, aparar arestas com moradores e conseguir um debate amigável entre as partes, com a busca de soluções que atendam todos os interesses. Já foram feitas duas reuniões – dias 15 e 26 de setembro – e também palestras dentro do programa “Passo a passo para o alvará”. Os dirigentes do sindicato levam esclarecimentos que têm ajudado a resolver impasses nos bairros Moinhos de Vento, Floresta e Menino Deus. O sindicato, inclusive, ajudou a Smic, na divulgação da campanha “Um bar legal é legal pra todo mundo”. Várias reuniões foram feitas para harmonizar os interesses no bairro Moinhos de Vento e na rua Padre Chagas, cujos estabelecimentos são de alta qualidade e muito movimentados. O secretário Adeli Sell concorda com a importância da área, inclusive para o turismo, mas exige que os estabelecimentos estejam de acordo com as normas legais, inclusive com o alvará de funcionamento. É importante ter o alvará. Também tem se discutido a questão das mesas nas calçadas. Mais dois encontros dentro da linha de integrar e harmonizar bares e restaurantes com a vizinhança e também incentivar que todos trabalhem dentro das normas legais, inclusive com alvarás, serão realizados. Dia 14 de outubro para a região da Cidade Baixa e Azenha. E, no dia 17, com os contadores das empresas de toda a categoria.