07/12/22

HISTÓRIA E CULTURA GASTRONÔMICA DOS IMIGRANTES ITALIANOS INTEGRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL

Para o presidente do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de POA e região (SINDHA), Paulo Geremia, a distinção faz jus aos quase 150 anos de história da imigração italiana. “Quando os primeiros imigrantes chegaram, na Serra gaúcha, eles trouxeram uma culinária riquíssima, presente até hoje em nosso Estado e também no Brasil. Esse reconhecimento nos orgulha muito, porque são nossas raízes, nossa tradição, e um jeito de fazer comida sadia que privilegia a relação com a terra, com nossa essência, com nossos antepassados, elaborada com ingredientes brasileiros.”

Paulo Geremia destaca ainda a importância da culinária dos imigrantes compor o patrimônio histórico e cultural gaúcho em termos turísticos. Atualmente, na base de representatividade do SINDHA, são mais de 120 restaurantes italianos, sem contar os da Serra Gaúcha e Quarta Colônia de Imigração Italiana. “Vamos ver acontecer com o galeto, com a polenta, a massa e todos acompanhamentos o mesmo que vimos acontecer com o churrasco, uma valorização ainda maior pelo turista, e isso é muito positivo. Estamos de parabéns.”

Mais informações à imprensa

Daniela Goulart – Jornalista – MTB 7533