18/08/23

GESTÃO DE CONFLITOS REQUER PRÁTICA E PACIÊNCIA

Enfrentar os conflitos no ambiente de trabalho é uma tarefa quase inevitável. Afinal, quando muitas pessoas trabalham juntas em um ambiente em que se faz necessário atender com excelência, como no segmento da hospitalidade, é preciso muito jogo de cintura para que tudo saia a contento.

No curso Gestão de Conflitos, promovido pelo SINDHA com a professora Fernanda Stracioni, os participantes receberam várias dicas de como se posicionar no dia a dia e tornar o ambiente mais leve.

Para começar, Fernanda esclarece que gerir conflitos nada mais é do que o processo de lidar e resolver disputas, desentendimentos ou tensões entre indivíduos, grupos ou organizações de maneira construtiva e eficaz. Os conflitos, afirma, são inevitáveis em muitos contextos, seja em ambientes de trabalho, famílias, comunidades ou relações pessoais. O que diferencia é a habilidade que precisamos ter para gerenciá-los de forma positiva, para promover relações saudáveis, produtividade e crescimento.

Saber lidar com esse universo requer um passo a passo. Confira:

1) Identificação de Causas: procure identificar as causas subjacentes do conflito. Muitas vezes, as disputas superficiais escondem problemas mais profundos. Resolver essas causas raiz é essencial para evitar que o conflito ressurja.

2) Foco nos Interesses: em vez de se concentrar em posições rígidas, concentre-se nos interesses e necessidades subjacentes das partes envolvidas. Isso pode ajudar a descobrir soluções criativas e mutuamente benéficas.

3) Negociação: uma vez que você compreendeu os interesses das partes, trabalhe em conjunto para encontrar soluções que atendam a esses interesses. A negociação envolve ceder em algumas áreas para obter ganhos em outras.

4) Respeito pela Diversidade: reconheça que as pessoas têm diferentes perspectivas, valores e experiências. Respeite essas diferenças e evite fazer julgamentos precipitados.

5) Mediação: em situações mais complexas, a mediação por um terceiro imparcial pode ser útil. Um mediador facilita a comunicação entre as partes e ajuda a encontrar um terreno comum.

6) Comprometimento: trabalhe em direção a soluções que todas as partes possam aceitar e se comprometer. Isso reduz a probabilidade de ressentimento futuro.

7) Controle Emocional: mantenha a calma e evite reações impulsivas. O conflito pode ser emocionalmente carregado, mas manter o controle ajuda a manter o foco na resolução.

8) Aprendizado e Crescimento: veja os conflitos como oportunidades de aprendizado. Depois que um conflito é resolvido, reflita sobre o que pode ser feito de forma diferente no futuro para evitar situações semelhantes.

Por último, a professora Fernanda alerta: devemos sempre lembrar que a gestão de conflitos requer prática e paciência.

Siga as dicas acima e veja como sua performance nas relações interpessoais melhora. Você só tende a ganhar!