12/10/23

EMPRESAS BUSCAM PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS

CONNECT RH evidencia que habilidades e competências trabalhadas nos cursos do Centro de Qualificação Empresarial são altamente úteis pelo mercado

Na quarta matéria da série sobre o Centro de Qualificação Empresarial, apresentamos o CONNECT RH, serviço do SINDHA que une empresas em busca de profissionais e candidatos à procura de uma vaga

Uma das áreas mais demandadas do SINDHA é a do CONNECT RH, que conecta empresas à procura de funcionários e candidatos em busca de uma vaga no mercado da hospitalidade. Semanalmente, a equipe do CONNECT envia para as empresas associadas dos segmentos de hotelaria e gastronomia uma média de 90 currículos, de candidatos que chegam ao SINDHA das mais diversas formas.

Responsável pelo CONNECT RH, Adriana Sommer afirma que há muitas oportunidades para auxiliar de cozinha, cozinheiro e garçom, posições sempre demandadas pelos restaurantes e hotéis, sendo seguidas pelos de atendentes e gestores de A&B. Como pré-requisito para qualquer contratação, ainda que de setores e colocações bem diferentes, existe uma unanimidade: precisa-se de funcionários comprometidos. “Essa é uma das queixas mais comuns das empresas que nos procuram em busca de candidatos, a dificuldade em encontrar pessoas que queiram crescer com a empresa; hoje está tudo muito fugaz, os candidatos estão muito imediatistas.”

Ainda que o setor da hospitalidade seja uma porta de entrada para muitos jovens à procura do primeiro emprego, Adriana lembra que sempre é importante estar qualificado tecnicamente. Ela destaca, por exemplo, que para a vaga de cozinheiro é necessário o curso de Boas Práticas em Comércio de Alimentos, oferecido mensalmente pelo SINDHA. “Tudo isso conta, mas principalmente os aspectos comportamentais, que envolvem o quanto o candidato está comprometido com o seu desenvolvimento e o da empresa.”

Os aspectos comportamentais trabalhados diariamente pelos professores no Centro de Qualificação Empresarial estão cada vez mais valorizados pelas empresas. Adriana explica que na hora de buscar os candidatos as empresas valorizam a técnica, o conhecimento, mas são fundamentais saber lidar com as pessoas, com inteligência emocional, e saber gerir a própria carreira.

O serviço prestado pelo CONNECT RH é gratuito para os associados do SINDHA. Além de poderem exigir uma seleção de candidatos quando necessário, chegando a receber em média de três a cinco currículos para cada vaga aberta, os associados recebem semanalmente currículos pelo sistema Pró-CV, que vai atualizando o próprio banco de currículos das empresas. “Temos um grande trabalho de seleção, que em alguns momentos casa com o Centro de Qualificação Empresarial. Por mais que nas nossas aulas venham, na maioria, pessoas que já estão empregadas, muitas delas passaram aqui pela nossa seleção e agora retornam, se qualificando ainda mais para permanecerem no mercado de trabalho.”