11/10/23

CURSOS DO SINDHA SÃO AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO

Na nossa terceira matéria sobre o Centro de Qualificação Empresarial, entrevistamos os instrutores Etiene Johansen, Maria Cristina Furtado e Edison Dias, que nos falam o quanto os cursos do SINDHA transformam a vida das pessoas

Um dos grandes diferenciais do Centro de Qualificação Empresarial do SINDHA é o olhar humanizado para a capacitação, transformando pessoas e colaborando com os responsáveis ​​pela gestão dos hotéis e restaurantes.

Para a professora Etiene Johansen, que atua há quase 10 anos no SINDHA e é instrutora do curso de maior fôlego da entidade, o de Formação de Auxiliar de Cozinha, a visão específica que o SINDHA tem sobre as relações humanas faz toda a diferença. “Aqui somos transformadores de vidas, pois ofertamos cursos que vão ao encontro do que as pessoas estão buscando, porém qualificando o ser humano e o profissional”, afirma.

Ao avaliar que a formação no SINDHA é altamente impactante, Etiene explica que os alunos do curso de Auxiliar de Cozinha, por exemplo, no geral são selecionados pelas empresas para participarem das aulas. “Muitas vezes a gente percebe aquelas cozinheiras com anos de experiência, 10, 20, 30 anos, que vêm contrariadas para a capacitação, e saem daqui transformadas, porque jamais imaginaram que iam aprender tanto.”

As aulas, esclarece Etiene, são técnicas. Isso faz com que os alunos, apesar de muitas vezes já terem a experiência prática, se encantem tanto. “Há um processo evolutivo muito grande, porque eles têm a expertise de chão de fábrica, mas não têm a expertise técnica, e quando se deparam com fichas, artigos científicos, com o conhecimento, levam um choque.”

Essa transformação positiva analisada por Etiene é compartilhada pela professora Maria Cristina Furtado, responsável pelo curso de Boas Práticas em Comércio de Alimentos. Instrutora homologada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para um dos cursos que é obrigatório para os restaurantes, Maria Cristina destaca que os profissionais formados pelo SINDHA se tornam mais competitivos e proativos, levando de imediato o aprendizado em aula para a prática do dia a dia na empresa. “O aluno desenvolve habilidades que atendem às demandas do setor de hospedagem e alimentação.”

Outro aspecto destacado por Etiene é com relação ao incentivo à capacidade crítica e resolução de problemas. O desenvolvimento das habilidades “de penso”, como brinca a professora, são fundamentais. “Aqui nossos alunos não são reprodutores de receitas, eles aprendem modelagem e formulações diversas, a ter um outro olhar sobre a cozinha, sobre os alimentos, e esse aprendizado é visível na formatura, quando eles mesmos apresentam o menu.”

A aplicabilidade imediata dos cursos do SINDHA é destacada também pelo instrutor do curso de Garçom, Edison Dias. Para ele, o fato de os cursos serem objetivos e curtos proporcionam um aprendizado imediato. Edison, no entanto, destaca a importância de os colaboradores terem excelentes gestores nas empresas. “Se não houver lideranças qualificadas, que saibam exigir as técnicas corretas, esses conhecimentos serão somente informações.”