30/09/03

Continuam as reuniões sobre os tíquetes-refeição

Continuamos com nosso trabalho na busca da redução da taxa de reembolso dos tíquetes-refeição conforme acordo assinado e parcialmente não cumprido. Sempre apoiados pelo deputado federal Tarcísio Zimmermann, que retomou as negociações junto ao Ministério do Trabalho. Ele tem tido uma ação decisiva na retomada das negociações, inclusive foi o facilitador da audiência pública realizada em junho, na qual foi possível esclarecer aos deputados federais as dificiculdades que o setor enfrenta com a cobrança abusiva das taxas de reembolso dos tíquetes refeição e com o não-cumprimento do cronograma de implantação dos cartões eletrônicos nos restaurantes. Depois da audiência, tivemos mais duas reuniões no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, para discutir a questão dos tíquetes-refeição. A primeira reunião foi dia 17/9 – ação Tripartíite - e a segunda dia 22/9 - somente com os resperesentantes do Ministério do Trabalho e representantes da categoria, com participação da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre e da Associação de Empresas de Refeição e Alimentação Convênio. O presidente do SHRBS, Ricardo Krüger Ritter, e o diretor Daniel Luiz Antoniolli, mantiveram uma posição firme na defesa dos interesses dos restaurantes e na manutenção do Programa de Alimentação do Trabalhador. Na segunda reunião, marcada pelo próprio ministro do Trabalho, Jacques Wagner,, estiveram o presidente da FNHRBS, Norton Lenhart, o diretor do SHRBS Daniel Luiz Antoniolli e os representantes das empresas de refeição-convênio. O Ministério do Trabalho comprometeu-se a continuar trabalhando para que se chegue a um termo de cooperação entre as partes.