30/11/03

Aumento da carga tributária preocupa hotéis e restaurantes

Reforma tributária, alíquota do ICMS e Cofins foram as preocupações principais dos 30 dirigentes de Sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de todo o País que se reuniram, dias 4 e 5, em Porto Alegre, na reunião do onselho de Representantes da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e imilares. O presidente da FNHRBS, Norton Lenhart, informou que foram definidos assuntos burocráticos, como prestação de contas e orçamento de 2004, e, depois, passou-se a tratar dos grandes temas. "Há uma preocupação muito grande com a Reforma Tributária -explicou -porque temos certeza que haverá aumento da carga tributária. Nossa reivindicação maior é que os hotéis, bares e restaurantes sejam colocados na menor alíquota que for definida para o ICMS. Também discutimos a questão da Cofins, que atinge diretamente as grandes redes teleira e as de fast-food,que gastam mais com mão-de-obra do que com produtos. A decisão foi de que cada sindicato entre em contato com os seus representantes na Câmara e no Senado e autoridades de suas regiões para evitar que o setor seja castigado." Norton Lenhart informou que o aumento da alíquota para 7,6% represen tará um aumento de 53% no imposto pago pelo setor. "É difícil entender o que o governo pretende com isso", explicou,pois, "no momento de grande emprego no país, o setor que mais empre ga começa a ser castigado." A próxima reunião ficou marcada para março, no Rio. Naquela oportunidade, haverá eleição da nova diretoria da FNHRBS.