10/10/23

AULAS FOCAM EM FORMAR ALUNOS VOLTADOS PARA A EXCELÊNCIA

A qualificação dos profissionais que chegam ao Centro de Qualificação Empresarial do SINDHA passa pelas mãos de duas “Fernandas”, que atuam em áreas distintas, mas com o mesmo objetivo: entregar para o cliente um trabalho de excelência. Integrantes do corpo docente do SINDHA, as instrutoras estão sempre em contato com os profissionais e com o mercado, atualizando conteúdos.

Fernanda Stracioni, administradora, mestre em Educação, atua nas áreas de recursos humanos, psicologia organizacional, gestão da qualidade, gestão empresarial e rotinas administrativas. Responsável por cursos que atuam essencialmente na área comportamental, Stracioni aborda temas como gestão de conflitos e inteligência emocional, entre outros aspectos, para alcançar a melhor performance. Para a professora, é preciso empoderar os colaboradores para que eles possam fazer seu trabalho com mais qualidade e excelência.

“Estamos entregando pessoas capazes de superar os desafios diários nas mais variadas vertentes de posições de trabalho na hotelaria e gastronomia”, afirma Stracioni. Nas aulas, o principal objetivo é possibilitar que os alunos adquiram conhecimento e, principalmente, autoconhecimento, para poder atuar na resolução de problemas exercitando a inteligência emocional.

A gestão de pessoas é um dos calcanhares de Aquiles das organizações, e na hotelaria e gastronomia não é diferente, por isso a procura e oferta por cursos que trabalhem os aspectos comportamentais, casando técnica, conhecimento, prática e paciência para lidar com os problemas do dia a dia. “O SINDHA ajuda na qualificação profissional e atualiza conhecimentos, aproximando os alunos do que está acontecendo no mercado externo com relação às necessidades, melhorias, aperfeiçoamento e tecnologias para trabalhar com mais valor para o cliente”, sintetiza.

Fernanda Germano, mestre em Turismo e professora experiente do setor de hospitalidade nas áreas de operacionalização, sustentabilidade, qualidade, gerenciamento e cerimonial, concorda com a colega no sentido de que o papel do SINDHA é fundamental na entrega de melhores profissionais para o segmento. “O SINDHA, além de preparar o profissional para os setores de A&B e Hotelaria, buscando a qualificação, aperfeiçoamento e atualização das técnicas e procedimentos através de seus cursos, aumenta as garantias de que os empreendedores terão profissionais de alta performance em suas equipes.”

A qualificação proposta pelo SINDHA, para Germano, tem nos alunos o melhor termômetro. “Muitos estão em constante busca de excelência e qualificação, matriculando-se em cursos novos, trazendo novos colegas e, o principal, desenvolvendo em suas empresas o que foi aprendido nos cursos e aulas.”

A aplicação das aulas no trabalho é um dos grandes trunfos do SINDHA. Na visão da gerente-executiva da entidade, Rosecler Heineck, o fato de os instrutores estarem em constante contato com as necessidades dos empresários, atuando também como consultores, faz uma grande diferença. Esse vínculo com o mercado é o que possibilita que os alunos realizem visitas técnicas a grandes e pequenos empreendimentos, tendo experiências as mais variadas.

“Selecionamos para estar conosco como instrutores, professores que são capacitados, têm experiência na área em que lecionam e, principalmente, estão sempre acompanhando os movimentos do setor, acompanhando as novidades e sempre em atualização. Isso faz com que tragam para os alunos uma visão única, muito valorizada pelos nossos associados e representados, que se beneficiam ao promover a qualificação”, afirma Rosecler.

AMANHÃ: O trabalho de formação no salão e cozinha