21/09/23

SINDHA FIRMA PARCERIA COM INSTITUTO PROA

O Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA) fechou parceria com o PROA para inclusão dos formados pela instituição no mercado de trabalho. O convênio foi firmado durante a formatura de 25 jovens pelo PROA, neste dia 19 de setembro. Com a iniciativa, os novos profissionais poderão ser selecionados para as vagas disponíveis no mercado de hotelaria e gastronomia em Porto Alegre e Região Metropolitana por meio do programa Connect RH do SINDHA, que conecta empresas e profissionais em busca de colocação.

O PROA tem como missão promover a inserção de jovens de baixa renda, oriundos de escolas públicas, no mercado de trabalho. Para a gerente-executiva do SINDHA, Rosecler Heineck, ter o PROA como conveniado ao Connect RH é de extrema importância. “Hoje sabemos as necessidades que os setores de hotéis e restaurantes possuem e o quanto o mercado é porta de entrada para os jovens que buscam o primeiro emprego. Poder fazer essa conexão, auxiliando no crescimento das pessoas e dos negócios nos engrandece muito.”

Por meio do programa de formação no PROA, inicialmente os estudantes recebem uma capacitação on-line, durante três meses, totalizando 100 horas-aula. O curso é dividido em quatro módulos, que têm como foco: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. As aulas podem ser assistidas pelos alunos no horário que melhor convier, porém semanalmente há uma tutoria síncrona e obrigatória de uma hora e meia de duração, onde o aluno, além de receber novos conhecimentos, também pode esclarecer suas dúvidas.

Após a formação básica, o aluno pode optar por outras trilhas específicas de conhecimento nas áreas de administração, logística, análise de dados, promoção de marcas, design e varejo. Ainda este ano deve ser somada às atuais disciplinas a formação em educação financeira.

Fundado em 2007, o PROA já impactou mais de 36 mil jovens nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.