11/07/10

Turista elogia gastronomia e hotelaria da capital

Publicação Zero Hora, 09/07/2010, pág. 41

Quatro anos antes da Copa de 2014, uma pesquisa com turistas realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e as Faculdades Rio-grandenses (Fargs) indica que Porto Alegre precisa melhorar em pelo menos três aspectos: sinalização, segurança pública e limpeza urbana. O lado positivo do levantamento é que a hospitalidade, a hospedagem e a diversidade gastronômica, indicadores que agradaram aos viajantes ouvidos pelo estudo.

Os dados integram o Perfil do Turista Nacional em Porto Alegre. A pesquisa, realizada entre 22 de abril e 5 de maio, ouviu 250 pessoas de outras cidades que deixavam a Capital pela área de embarque doméstico do Aeroporto Internacional Salgado Filho e nas plataformas intermunicipal e interestadual da Estação Rodoviária.

O levantamento confirma uma tendência já diagnosticada pelo setor: a força do turismo de negócios. Chega a 35,2% a proporção dos entrevistados que visitaram a cidade movidos pelo trabalho ou atraídos por negócios. Outros 34% reencontravam amigos ou parentes, e apenas 12,8% procuravam lazer.

Para o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a pesquisa abre caminho para aferições complementares e mais profundas sobre o tema.

– A pesquisa fornece informações decisivas para o planejamento das ações da secretaria – diz Moraes.

O Vice-presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Ricardo Ritter acredita que a Capital pode ampliar o pedo do turismo de eventos.

– O percentual de turismo de eventos com certeza é maior do que o identificado na pesquisa, mas ainda é um setor com potencial de crescimento – complementa o representante da entidade.

Leia a matéria na íntergra no site  do Clic RBS