07/11/10

Sindpoa defende parceria para revitalizar Porto Alegre

Foto: Mariana Fontoura

O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), José de Jesus Santos, disse hoje (8/11) que a entidade é parceira do poder público para implementação de políticas públicas que incentivem o turismo na cidade e no Estado. Ao ocupar a Tribuna Popular da Câmara Municipal, Santos lembrou que amanhã (9/11) é o Dia Municipal e Estadual do Hoteleiro e do Restauranteiro. "Precisamos de políticas de infraestrutura e logística, de revitalização da cidade e de captação de eventos nacionais e internacionais."

Setor que cresceu 22% entre 2003 e 2007, segundo dados do IBGE destacados por Santos, o turismo gera milhares de empregos e é considerado um dos setores com maior perspectiva de desenvolvimento no País. Para o presidente do Sindipoa, a revitalização da orla do Guaíba e do Centro Histórico e a modernização do Cais Mauá são exemplos de desafios que a cidade terá de enfrentar para receber os visitantes da Copa do Mundo de 2014. "Tão logo Porto Alegre foi escolhida como sede da Copa, começamos nosso trabalho de qualificação de trabalhadores e empresários para qualificá-los."

Santos observou que oferecer um atendimento diferenciado aos visitantes é fundamental para desenvolver o turismo na cidade. Ressaltou que o turista bem recebido é um divulgador da cidade e se sente estimulado a retornar a Porto Alegre. "Nossos visitantes devem se sentir acolhidos e protegidos, pois tais sentimentos cativam os turistas e despertam neles a vontade de voltar aqui."

O dirigente do Sindipoa também elogiou a Câmara pela constante parceria com o setor. Destacou a criação da Frente Parlamentar do Turismo, acrescentando que o sindicato, por seu lado, ofereceu à cidade o Plano Estratégico do Turismo, com propostas para que a cidade aprimore suas ações de atração de turistas. "Temos um futuro generoso e cheio de oportunidades de trabalho e renda a todos."

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre - Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)