27/01/11

Secretária do Turismo participa de encontro no Sindpoa

Foto: Mario Gaist/SINDPOA

Em reunião, realizada na tarde desta quinta-feira, 27/1, na sede do Sindpoa, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, teve a oportunidade de encontrar-se com representantes dos sindicatos co-irmãos do Interior do Estado e do trade turístico do Rio Grande do Sul. Durante o evento, foram repassadas várias reivindicações à secretária e ao Governo estadual.

De acordo com o presidente, José de Jesus Santos, a aproximação da Setur com o sindicato fará com que o turismo desenvolva-se ainda mais.

- Estamos aqui para mostrar o que já fizemos e como fizemos, mas também para ampliarmos nossa atuação com o apoio da Setur. Acredito que temos uma excelente oportunidade de crescimento com a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, e precisamos trabalhar em conjunto - disse.

Entre as solicitações feitas a Secretária, Ricardo Ritter, vice-presidente do Sindpoa, pediu atenção especial ao Conselho Estadual do Turismo, que, na prática, não está atuando como deveria.

- Precisamos revitalizar o Conselho e destinar verbas para que possa ser bem aproveitado. E temos de pensar também na criação de um Fundo de Turismo como o que existe em Santa Catarina - avalia.

A secretária passou ao vice-presidente a posição da Setur.

- Acho que o Conselho precisa, realmente, de uma atenção, ele necessita que alguém tome conta dele. E com relação ao Fundo, ele faz-se muito necessário, uma vez que aqui podemos contar com os recursos que são captados nos Parques do Caracol e da Guarita - revela.

Um outro pedido partiu de Rita Chang, presidente da Associação de Amigos do Cento Histórico. Rita quer que o governador e a Setur não meçam esforços para que o projeto do Cais da Mauá saia do papel.

De acordo com Abgail, serão tomadas todas as medidas necessárias para atender a demanda do setor no Rio Grande do Sul.

- Não tenho a solução pronta agora, pois teremos de construir juntos e aos poucos. Mas posso garantir que, se trabalharmos juntos, a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul vai renascer das cinzas. Queremos criar um movimento pelo turismo, com a criação de ações de Estado e não só de governo para que, quando eu não estiver mais no cargo, meu sucessor continue trabalhando em um projeto bem estruturado e que resolva as questões da área - concluiu.

Participaram do evento as seguintes entidades:

• ABAV - Associação Brasileira das Agências de Viagem
  • ABBTUR - Associação Brasileira do Bacharéis de Turismo