11/07/11

Porto Alegre com coleta automatizada de lixo. Centro Histórico recebeu os primeiros contêineres

Com o objetivo de tornar a cidade mais limpa, a Prefeitura de Porto Alegre começou a adotar a coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar. Os primeiros contêineres foram implantados na Praça da Matriz, no Centro Histórico. A previsão é de que os 1.100 contêineres, que abrangerão 13 bairros da cidade, estejam instalados na próxima segunda-feira, 18/7. Com isso, a população atendida poderá utilizar os equipamentos de imediato, durante as 24 horas do dia. O prefeito José Fortunati falou da importância do apoio da população para o sucesso da iniciativa, lembrando que essa ação faz parte da iniciativa Porto Alegre: Eu Curto. Eu Cuido. Afirmou que a intenção do poder público é acompanhar o grau de aceitação e satisfação da população e, se o resultado for positivo, expandir, a partir do ano que vem, para outros pontos da cidade. Fortunati explicou que a coleta seletiva não está incluída nessa mudança. Por ser nacionalmente reconhecida como exemplo e ter características muito específicas, a coleta seletiva continuará sendo como hoje, duas vezes por semana, em 100% dos bairros da cidade e fora dos contêineres. O prefeito fez um apelo para que a população continue separando o lixo reciclável, que alimenta os 17 galpões de reciclagem da cidade. "Além da questão ambiental, esses resíduos geram emprego e renda a centenas de famílias", afirmou.