26/04/10

Piso salarial terá impacto na alimentação

Os empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes de Porto Alegre estão mobilizados contra o piso regional. O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia da capital (Sindpoa) estará  representado na audiência que será realizada na Assembléia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 28/4, às 9 horas, para tratar da matéria.

Entre os argumentos da categoria o fato de que a manutenção do piso regional, sempre superior ao mínimo nacional, gera sérias conseqüências inflacionárias, com repercussão nos preços, que acabam prejudicando a sociedade.

- O setor de alimentação é muito sensível a alterações na economia, mas temos conseguido manter em Porto Alegre uma alimentação básica de qualidade, com preço abaixo da média nacional, que beneficia milhares de trabalhadores através do vale refeição. Mas até quando isso é possível com esse aumento de custos? – questiona o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.

O empresário lembrou, ainda, que a partir de 2006, o piso da categoria, que historicamente se referenciava ao mínimo nacional, passou a ter como parâmetro o piso regional, o que redundou em reposição salarial acumulada de 32,5% nos últimos três anos.

- O piso regional do ano de 2009, por exemplo, já foi fixado no percentual de 7,1%, muito acima do INPC que foi de 4,11% - concluiu De Jesus.

A Diretoria do Sindicato igualmente protocolou uma solicitação de audiência na Casa Civil do Estado para tratar do assunto.