24/06/10

O TIME DA QUALIDADE EM CAMPO

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) promoverá em  julho, no centro de eventos da Fiergs, a 11ª edição do Congresso Internacional da Gestão e o 15º Prêmio Qualidade RS.

O evento irá tratar da gestão inovadora, oportunidades e melhoria dos processos de gestão nas organizações, como liderança empreendedora, produtividade, tecnologia da inovação, redes de relacionamento, cooperação e inteligência participativa, entre outros temas de igual relevância.

Também neste período acontecerá a cerimônia de reconhecimento às empresas premiadas na 15ª edição do Prêmio Qualidade RS que, neste ano, tem 161 inscritas, entre organizações de pequeno, médio e grande porte, dos diversos segmentos da economia gaúcha.

O setor de turismo do Rio Grande do Sul participa deste esforço pela qualificação através do comitê coordenado pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa). Uma das ações de maior relevância é a parceria com o Sebrae do Rio Grande do Sul no atendimento das centenas de micro e pequenas empresas do setor que participam dos pólos gastronômicos.

Desta forma, podemos assegurar que esse segmento da economia está consciente da importância de estar atento ao foco do evento, já que a inovação, mais do que um mote dos diais atuais, é uma cultura que exige presença nas mais variadas cadeias produtivas.

Na cadeia do turismo que envolve transporte, serviços de apoio, infraestrutura, hospedagem, atrativos e entreterimento,  não é diferente. E o momento especial que vivemos em razão da responsabilidade  por conta dos jogos da Copa do Mundo de 2014, reforça essa necessidade de sintonia com as melhores práticas.

Neste sentido, a  qualificação da mão-de-obra é um exemplo. Através de convênios entre a Secretaria Estadual da Copa e da Secretaria Municipal de Turismo, a hotelaria e a gastronomia da capital, de forma pioneira, já iniciou cursos voltados exclusivamente para a realização do mundial em 2014.

É o treinamento de recepcionistas, garçons, camareiras, por exemplo, e dos próprios comerciantes (marketing e gestão) já iniciados com uma formidável procura.

Trata-se do  esforço do segmento que será responsável pela linha de frente na recepção dos ilustres visitantes e que, desta forma, possui uma razão a mais para estar atento  ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade  - maior movimento coletivo do mundo pela qualidade.

Em julho estaremos presentes no Congresso da Qualidade e com a ajuda imprescindível do PGQP, certamente o nosso time estará preparado para entrar em campo em 2014.

José De Jesus Santos

Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre