01/07/10

Estado qualifica profissionais para a Copa do Mundo de 2014

Foto: Silvio Willians
Para qualificar profissionais para a próxima Copa do Mundo, que também ocorrerá em Porto Alegre, o governo do Estado, através da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) e da Secretaria Extraordinária da Copa, realiza o curso de capacitação na área do Turismo Receptivo para a Copa do Mundo de 2014. A aula inaugural aconteceu nesta quinta-feira (01), no Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, e foi ministrada pelo secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.

No evento, o secretário Schüler, destacou a importância da profissionalização. "Hoje nos deparamos com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e temos que estar preparados, assim como o Brasil, o Estado tem o desafio de se preparar para receber os turistas para a Copa de 2014", falou o gestor. Schüler ainda elogiou o esforço dos alunos em buscar novos conhecimentos e destacou que o curso é uma grande oportunidade para melhorar a colocação dos profissionais no mercado de trabalho.

A presidente da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), Erli Terezinha dos Santos, salientou a importância da parceria entre as secretarias e entidades em preparar os profissionais. "Assim que foi criada a Secretaria Extraordinária da Copa logo começamos as articulações para a realização deste trabalho". O secretário Extraordinário da Copa, Eduardo Antonini, aproveitou a aula para relatar alguns dados da Copa deste ano, que acontece na África. "Em nossa breve vis
Fotógrafo: Silvio Williams

ita à sede da Copa de 2010 constatamos como foram importantes para a população as obras de infra-estrutura", falou Antonini.

Participaram do evento o presidente do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, José De Jesus, o coordenador financeiro da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Antonio Lawall, a representante da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Landa Mara Britto, e a representante da Associação de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Aldeia), Marta Lassat.

Curso de qualificação

O curso será coordenado pela FGTAS, vinculada à SJDS, e executado por meio do Programa Oportunidade RS. A Associação de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Aldeia) foi contratada para a execução das atividades. Serão 16 turmas com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, beneficiando um total de 320 pessoas. Com uma carga horária de 120 horas, desenvolvidas entre os meses de julho e setembro, o curso contará com recursos exclusivos do governo do Estado, na ordem de R$ 114,8 mil. Nesta capacitação, serão abordados temas como hospitalidade, relacionamento interpessoal, comunicação verbal e não-verbal, técnicas de atendimento ao visitante e excelência e qualidade no turismo. Também serão realizadas aulas de inglês e espanhol.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social
(51) 3288 6419 / 8444 6542