27/10/10

Dia do Hoteleiro e Restauranteiro 2010

No dia nove de novembro é celebrado oficialmente o dia do Hoteleiro e do Restauranteiro. Festejado em Porto Alegre desde 1999, lei proposta pelo Vereador João Antonio Dib e em todo o Rio Grande do Sul a partir de 2006, pela iniciativa do então Deputado Estadual Reginaldo Pujol.

É uma data comemorativa recente, portanto, que aos poucos vai ganhando força na comunidade e que ressalta, por justiça, a importância de uma categoria profissional responsável por milhares de postos de trabalho no Brasil é uma das bases da indústria que mais cresce no mundo: o turismo. Segundo o IBGE, o setor de turismo cresceu 22% entre 2003 e 2007 superiores ao crescimento do conjunto da economia brasileira, que registrou aumento de 19,3%.

Para comemorar a data, o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) prepara uma programação que objetiva envolver não apenas o setor, mas toda a comunidade.

- O aniversário é da nossa categoria mas quem vai ganhar o presente são os nossos clientes e colaboradores – ressalta o presidente do Sindpoa, José De Jesus.

Desta forma, uma programação especial de cursos será realizada durante o mês de aniversário voltado ao aprimoramento das equipes de hotelaria e gastronomia na área de atendimento, considerada crucial neste setor. Serão cursos gratuitos voltados para os colaboradores que, envolverá também a importante disciplina de segurança alimentar, além de outras boas práticas.

Para os clientes, o Sindpoa pensou uma ação inovadora no Estado. Firmou parceria com o “Restaurante Week”, conceituado festival gastronômico, nascido em Nova York em 1992 e  que já percorreu mais de cem capitais em todo o mundo.  A proposta  é democratizar a alta gastronomia através da oferta de um menu especial, com preços acessíveis, em restaurantes cadastrados, durante o período de 15 a 28 de novembro. Pela proposta, parte dos valores arrecadados será doada a uma instituição de caridade previamente escolhida.

No dia 9 de novembro, a diretoria do Sindpoa irá receber associados e autoridades para um coquetel de comemoração a data. Será às 19h45 no Centro de Qualificação Empresarial do Sindpoa, na rua Dr. Barros Cassal, 180/801, em Porto Alegre. Maiores informações sobre os cursos gratuitos e inscrições pelo email