05/10/10

Conversa Com o Presidente:  Eleições 2010

Sindpoa na Linha de Frente
Na Defesa dos Interesses Da Categoria

O Brasil vive um momento importante por conta das eleições gerais que irão definir os governantes dos Estados e do País para os próximos quatro anos. O clima é de expectativa e de curiosidade para saber nas mãos de quem a sociedade irá colocar os destinos do País num período especialmente complexo.
Além das questões sempre presentes como a necessidade de ampliar o desenvolvimento econômico e cuidar das demandas sociais, os próximos governantes terão a responsabilidade da realização de uma Olimpíada - a primeira na América Latina – e o Mundial de Futebol, em 2014. Certamente dois desafios de planejamento e organização que exigirão confiança total na capacidade dos próximos mandatários, em especial da Presidencia da República.

Em nenhum momento o Brasil teve tanta responsabilidade perante o mundo quanto terá nos próximos quatro anos, por conta destas duas formidáveis demandas.
Sob o prisma do Rio Grande do Sul, os desafios parecem ser ainda maiores, tendo em vista que os indicadores econômicos e sociais não nos são favoráveis, se comparados a outros Estados.

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre fez a sua parte na discussão de importantes temas para o futuro do Estado, aproveitando esse momento de reflexão e de mudanças. Por solicitação das coligações políticas em disputa, abriu espaço em suas reuniões, com a presença de representantes de todo o trade turístico do Estado, para ouvir e apresentar propostas factíveis de interesse do importante segmento que representa e da imensa população que atende.

Desta forma, a construção de um centro de eventos para Porto Alegre, a valorização da orla e revitalização do cais Mauá, a qualificação da mão-de-obra e uma forte divulgação do Estado com o objetivo de “vender” os atrativos turísticos gaúchos, por exemplo, foram alguns dos temas abordados nestas reuniões. Foram encontros proveitosos, com a presença de postulantes dos mais variados campos políticos, inclusive os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto -  Tarso Genro, José Fogaça e Yeda Crusisus.

Como em outros momentos, o setor se colocou à disposição do futuro mandatário para ajudar a desenvolver projetos para este segmento. Iniciativas que efetivamente façam da indústria do turismo do Rio Grande do Sul uma alternativa cada vez mais poderosa na busca de mais emprego e renda para a população. E que, enfim, ajudem o Estado e o País a vencerem todos os desafios exigidos pela sociedade.

José De Jesus dos Santos
Presidente do Sindpoa