12/01/11

Conversa com o Presidente: Ano começa muito bem

O governo estadual tem pressa. E isso é muito bom. Novas secretarias foram criadas com objetivo de imprimir agilidade na execução de metas. Entre elas, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, um novo instrumento para debater e cumprir a agenda de compromissos que são muitos e urgentes. Entre eles, certamente os que tratam do setor de turismo.  E são muito animadoras as declarações da Secretária Abgail Pereira que dará prioridade aos projetos de qualificação profissional voltados para o segmento. O convênio firmado com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, possibilitará a realização de programas de capacitação profissional com vistas à Copa de 2014. Conforme a Secretária, a partir do programa Bem Receber, do Governo Federal, deverão ser ampliados convênios com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc,  Senac e Sebrae ) para desenvolver as áreas de gastronomia, hotelaria, atendimento ao público e ensino de idiomas. A sua disposição em transformar o Rio Grande do Sul num centro de eventos do mercosul também é bem-vinda. E, neste sentido, as ações pertinentes do Prefeito José Fortunati em trazer de volta para a capital o Fórum Social Mundial, também merecem destaque. São iniciativas que se alinham com o objetivo de atender os interesses maiores da sociedade que são o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. São notícias auspiciosas que, somada a informação de que o governador Tarso Genro dará continuidade ao projeto de revitalização do cais Mauá, nos permite acreditar que, efetivamente, começamos o ano de 2011 de forma positiva. E, por certo, o nosso segmento empresarial, estará pronto para apoiar políticas públicas como essas que visam à melhoria da qualidade de vida de toda a população.

José De Jesus Santos

Presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre