30/06/10

Artigo - Mobilidade urbana: uma questão da cidade

Porto Alegre é hoje uma grande cidade. Grande em sua história, grande em seu tamanho e, como toda metrópole, conta com grandes problemas.

Governar uma cidade assim é conviver diariamente com questões que dizem respeito e preocupam a maioria da população. A mobilidade urbana é um dos temas que mais envolvem cidadãos.

Por isso, a prefeitura trabalha de modo efetivo na orientação, controle e na busca de soluções para o trânsito. O principal objetivo é o aprimoramento do transporte coletivo. Atualmente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está trabalhando para a qualificação do transporte coletivo na Zona Sul, Assis Brasil e Lomba do Pinheiro.

Mesmo contando com um dos melhores sistemas de transporte público do país, conforme a ANTP, estamos implementando o projeto Portais da Cidade, que vai transformar o trânsito da cidade, com menos poluição, mais rapidez, segurança e eficiência. A prefeitura também está em tratativas com o governo federal para a construção do metrô da Zona Norte.

É importante destacar que Porto Alegre tem mais de 700 mil veículos registrados – um para cada dois habitantes – e, por ano, mais de 30 mil novos automóveis passam a trafegar. Isso tem um grande impacto na mobilidade da cidade, pois as obras de ampliação de vias, por mais eficientes que sejam, não têm como acompanhar esse ritmo.

O aumento da frota, contudo, não pode ser visto como uma barreira intransponível para a qualificação da circulação no trânsito da cidade. Com esse pensamento, a prefeitura planejou e conquistou financiamento para 11 ações que ajudarão a melhorar o fluxo até 2014, quando receberemos a Copa do Mundo.

Entre elas, estão a duplicação da Beira-Rio, a reurbanização e ampliação da Avenida Tronco, criando nova rota entre Centro Histórico e Zona Sul, viadutos e trincheiras na Terceira Perimetral, o prolongamento da Severo Dullius, além da alça de acesso próxima à rodoviária, que vai ajudar a desafogar o trânsito na região.

Com tudo isso, a administração municipal investe recursos e esforços para que a qualificação da mobilidade urbana continue sendo realidade e para que grande também continue sendo o orgulho dos porto-alegrenses.

*Prefeito de Porto Alegre

Por Zero Hora - RS - José Fortunati*