Gestão prática para Gastronomia

Local: R. Dr. Barros Cassal, 180 - Floresta, Porto Alegre - RS, 90035-030, Brasil

Data: 16 Abril até 13 Junho
Horário: das 17:30 até 21:30

Categoria: Noite , Cursos

OBJETIVO:

Capacitar gestores e proprietários para terem uma visão completa do negócio, trabalhando os principais pontos que devem ser observados na gestão. Fixar o aprendizado através de práticas em sala de aula.

CONTEÚDO:  

16/04 - Encontro 1 - Custos e Despesas

Apresentação pessoal dos participantes
• Apresentação dos conteúdos
• Apresentação do calendário dos encontros
• Custos e despesas
• A importância da informação para o gerenciamento eficaz
• O ambiente dos custos e despesas
• A classificação dos custos e das despesas
• O porquê que devemos dar atenção especial as despesas fixas
• O custo e as variáveis mercadológicas
• Os objetivos da apuração dos custos
• O que fazer para uma eficiente gestão de custos e despesas
• Exercícios práticos

17/04 - Encontro 2 - Preço de venda e Mark UP

• As mudanças na precificação
• A percepção que devemos ter na precificação
• Fases do preço de venda
• Como calcular o preço de aquisição de produtos e insumos
• Forma de calcular o preço de venda
• Mark up - o que é?
• Classificação do mark up
• Aspectos que devem ser levados em conta para uma boa gestão de preços
• Exercícios práticos sobre precificação

23/04 – Encontro 3 -Fichas Técnicas

Processo Produtivo de refeições;
• Otimização do Processo Produtivo e o uso da ficha técnica;
• Aula prática: Apurando o custo da matéria prima através da ficha técnica;

24/04 - Encontro 4 - Ficha técnica sob olhar financeiro

• Objetivo da ficha técnica
• Porquê utilizar a ficha técnica
• As finalidades em utilizar a ficha técnica
• A utilidade da ficha técnica
• Fator de correção e o impacto no custo do prato
• Dicas importantes para reduzir o custo do prato
• Exercícios práticos para calcular o preço de venda através da ficha técnica

07/05 – Encontro 5 – Gestão de Pessoas

• Quem contratar? Técnicas de Processo seletivo.
• Admissão do empregado - Importância da documentação: ASO, ficha de EPI, registro, comprovantes, controle exames, pedido vt, entrega/devolução DOCTOS.
• Integração de colaborador (iniciarei o assunto, a Cris seguirá falando da questão técnica);

08/05 – Encontro 6 - Segurança de Alimentos (Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos)

• Admissão e integração para Manipuladores de alimentos;
• Manipulação Higiênica dos Alimentos com vistas às Legislações vigentes;
• Aula Prática: Elaborando documentos técnicos

14/05 - Encontro 7 - Demonstrativo de resultados e margem de contribuição

• O que é ?
• Qual o regime para apurar o demonstrativo de resultados
• as barreiras a serem quebradas para utilizar a ferramenta
• A estrutura do demonstrativo de resultados
• Análise horizontal e vertical
• Utilidade do demonstrativo de resultados
• Vantagens na utilização da ferramenta
• O que é margem de contribuição
• Para que serve a margem de contribuição
• Análise da margem de contribuição
• O que ela indica para os resultados do negócio
• Exercícios práticos das ferramentas

15/05 – Encontro 8 - Marketing 

• Empatia
• Propósito
• Valor Agregado
• Diferencial Competitivo
• Público Alvo

21/05 – Encontro 9 - Marketing

• Comunicação e o impacto nas vendas:
• Divulgando os diferencias do meu negócio
• Aumento do ticket médio
• Atraindo novos clientes
• Fidelização de clientes
• Mensuração de resultados

22/05 – Encontro 10 – Gestão de Pessoas 

• Férias;
• Advertência disciplinar;
• Aviso prévio;
• Entrevista de desligamento;

28/05 – Encontro 11 - Gerenciamento Operacional e Ferramentas de Controle

• Elaboração de Cardápios
• Compra de insumos e avaliação de fornecedores
• Recepção e estocagem
• Preparação, conservação e distribuição de alimentos
• Lixos e Dejetos
• Ferramentas de Controle para o gerenciamento das operações em alimentação

29/05 - Encontro 12 - Ponto de Equilíbrio

• Definição do Ponto de Equilíbrio
• Formas de calcular
• Fórmula do ponto de equilíbrio
• Como calcular o comprometimento do Ponto de Equilíbrio sobre a receita de vendas
• O que fazer para reduzir elevado comprometimento do ponto de equilíbrio
• qual sua importância
• Margem de segurança - o que é isso?
• Como calcular
• A análise da margem de segurança
• Exercícios práticos das ferramentas

04/06 – Encontro 13 - Organização Operacional da Cozinha 

• Montagem física da cozinha (leiaute)
• Organização Interna da cozinha
• Equipe operacional
• Planejamentos fundamentais
• Fluxo de Preparo
• Monitoramento das operações

05/06 – Encontro 14 – Gestão de Pessoas

• Controle de folgas e Horas extras
• Equipe;
• Avaliação do colaborador;
• Gestão de pessoas e as redes – os impactos da imagem.

11/06 - Encontro 15 - Lucro zero - quantos dias sua empresa trabalha para isso?

• O que é Lucro Zero
• As ferramentas necessárias que não são medidas
• Justificativas para não medir as ferramentas do resultado
• Fórmula de cálculo
• Ações para antecipar o dia do lucro zero
• Exercício prático sobre a ferramenta

13/06 - Encontro 16 - Prime Cost

• O que é?
• Como calcular a ferramenta
• O referencial de mercado para isso
• A análise do prime cost
• Exercício prático sobre a ferramenta

 

Investimento: 

Sócios: R$ 300,00 *

Representados (EMPRESÁRIO DA CATEGORIA): R$ 600,00 *

Público Geral: R$ 900,00 *

 

* O Sindha está oferecendo 10% de desconto a partir da segunda inscrição realizada em conjunto ( uma inscrição no valor integral e demais com 10% de desconto em cada uma). Para receber este benefício, entre em contato com o Sindha logo após realizar as inscrições.

 

Carga Horária: 64 horas/aula

 

Instrutores(as):

  • FINANCEIRO:
Eliseu Ely: Sócio-Diretor da Telys Educação em Negócios, Consultor de Empresas e Palestrante há mais de 20 anos com foco de atuação na gestão financeira de pequenos negócios, Professor na graduação e pós graduação na Castelli Escola Superior de Hotelaria em Canela -RS na disciplina de gestão de custos de alimentos e bebidas e gestão de custos em hotelaria.
  • GESTÃO DE PESSOAS

Fernanda Stracioni: Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu e em Publicidade e Propaganda com ênfase em Criação e Produção pelo Centro Universitário Barão de Mauá/SP; Pós Graduada em Docência pela Faculdade SENAC; Mestrado em Educação pela Funiber. Docente com experiência nas áreas Administrativa, Gestão e Qualidade. Leciona disciplinas como Administração de Recursos Humanos, Introdução à Logística, Psicologia Organizacional, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial e Rotinas Administrativas pelo SENAI/RS, SENAC/RS (PF) e Faccentro.

  •  NUTRIÇÃO

Maria Cristina Furtado: Formada em Nutrição, pós graduada em Tecnologia de Alimentos e Gerontologia Social e com Mestrado em Nutrição e Alimentos, atua como consultora sócia Proprietária da Nutrientes consultoria de alimentos Ltda, Consultora SEBRAE/SENAI/SENAC – RS. 

Samantha Mallmann: Nutricionista com formação em Gestão de Auditores NBR ISO 22000 e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Docente em cursos de formação de manipuladores e vigilância sanitária de alimentos; Consultora em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

  •  MARKETING

Dana Chmelnitsky: Especialista em marketing estratégico com atuação em gestão de negócios, e experiência de mais de 20 anos no setor de alimentação. Formada em administração de empresas e pós graduada em Gestão de Marketing. Proprietária da d. consultoria inteligente e Gerente de Comunicação do Pizza Hut RS.

 

IMPORTANTE:

  • A inscrição só terá validade com o preenchimento da ficha de inscrição (inscrição online) e o pagamento da taxa.*
  • É imprescindível que o participante do curso compareça no primeiro dia de aula com os documentosCPF e CARTEIRA DE IDENTIDADE.
  • A idade mínima para participar da capacitação é 18 anos e é necessário ter concluído o 6º ano do ensino fundamental.
  • O Sindha se reserva o direito de somente oferecer os cursos com, no mínimo, 15 inscritos.
  • Caso queira cancelar sua inscrição, é de sua responsabilidade solicitar o cancelamento, através do Link: Cancelar Inscrição.
  • Para empresas isentas de pagamento da inscrição, será cobrada multa de 30% do valor integral do curso, caso não seja cancelada a inscrição no prazo de 24 horas anterior ao início do curso.
  • Desistência antes do início do curso será reembolsado 50% do valor da matrícula.
  • Após o início da capacitação, se houver desistência, não será devolvido o valor da matrícula.
  • Não há a possibilidade de transferência de inscrição para os próximos eventos.
  • Associados tem 3 (três) vagas por turma. Demais Inscrições para o mesmo curso ficarão em lista de espera, sendo adicionadas para relação de inscritos efetivos conforme disponibilidade de vagas e ordem de chegada da inscrição.
  • O certificado será fornecido somente aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de frequência no curso e o pagamento integral efetivado.
  • O certificado será entregue em até 20 dias úteis após o final do curso.
  • Possuimos convênio de estacionamento com a Garagem Pompéia - Dr. Barros Cassal, 210 - o valor é de R$ 9,00 para até 4h;

 

ficha-de-inscricao

 

INSTITUCIONAL   |   CURSOS   |   CONTRIBUIÇÕES   |   ESPAÇO DO ASSOCIADO   |   COMUNICAÇÃO   |   BLOG   |   FALE CONOSCO