Gestão prática para Gastronomia

Local: R. Dr. Barros Cassal, 180 - Floresta, Porto Alegre - RS, 90035-030, Brasil

Data: 16 Julho até 04 Setembro
Horário: das 17:30 até 21:30

Categoria: Noite , Cursos

OBJETIVO:

Capacitar gestores e proprietários para terem uma visão completa do negócio, trabalhando os principais pontos que devem ser observados na gestão. Fixar o aprendizado através de práticas em sala de aula.

CONTEÚDO:  

16/07 - Encontro 1 - CUSTOS E DESPESAS

  • Apresentação pessoal dos participantes
  • Apresentação dos conteúdos
  • Apresentação do calendário dos encontros
  • Custos e despesas
  • A importância da informação para o gerenciamento eficaz
  • O ambiente dos custos e despesas
  • A classificação dos custos e das despesas
  • O porquê que devemos dar atenção especial as despesas fixas
  • O custo e as variáveis mercadológicas
  • Os objetivos da apuração dos custos
  • O que fazer para uma eficiente gestão de custos e despesas
  • Exercícios práticos

17/07 - Encontro 2 - PREÇO DE VENDA E MARK UP

  • As mudanças na precificação
  • A percepção que devemos ter na precificação
  • Fases do preço de venda
  • Como calcular o preço de aquisição de produtos e insumos
  • Forma de calcular o preço de venda
  • Mark up - o que é?
  • Classificação do mark up
  • Aspectos que devem ser levados em conta para uma boa gestão de preços
  • Exercícios práticos sobre precificação

 23/07 – Encontro 3 -Fichas Técnicas

  • Processo Produtivo de refeições;
  • Otimização do Processo Produtivo e o uso da ficha técnica;
  • Aula prática: Apurando o custo da matéria prima através da ficha técnica;

24/07 - Encontro 4 - FICHA TÉCNICA SOB O OLHAR FINANCEIRO

  • Objetivo da ficha técnica
  • Porquê utilizar a ficha técnica
  • As finalidades em utilizar a ficha técnica
  • A utilidade da ficha técnica
  • Fator de correção e o impacto no custo do prato
  • Dicas importantes para reduzir o custo do prato
  • • Exercícios práticos para calcular o preço de venda através da ficha técnica

30/07 – Encontro 5 - Segurança de Alimentos (Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos)

  • Admissão e integração para Manipuladores de alimentos;
  • Manipulação Higiênica dos Alimentos com vistas às Legislações vigentes;
  • Aula Prática: Elaborando documentos técnicos

31/07 – Encontro 6 – Gestão de Pessoas

  • Quem contratar? Técnicas de Processo seletivo.
  • Admissão do empregado - Importância da documentação: ASO, ficha de EPI, registro, comprovantes, controle exames, pedido vt, entrega/devolução DOCTOS.
  • Integração de colaborador;

06/08 - Encontro 7 - DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

  • O que é ?
  • Qual o regime para apurar o demonstrativo de resultados
  • as barreiras a serem quebradas para utilizar a ferramenta
  • A estrutura do demonstrativo de resultados
  • Análise horizontal e vertical
  • Utilidade do demonstrativo de resultados
  • Vantagens na utilização da ferramenta
  • O que é margem de contribuição
  • Para que serve a margem de contribuição
  • Análise da margem de contribuição
  • O que ela indica para os resultados do negócio
  • Exercícios práticos das ferramentas

07/08 – Encontro 8 - Gerenciamento Operacional e Ferramentas de Controle

  • Elaboração de Cardápios
  • Compra de insumos e avaliação de fornecedores
  • Recepção e estocagem
  • Preparação, conservação e distribuição de alimentos
  • Lixos e Dejetos
  • Ferramentas de Controle para o gerenciamento das operações em alimentação

13/08 – Encontro 09 – Gestão de Pessoas

  • Férias;
  • Advertência disciplinar;
  • Aviso prévio;
  • Entrevista de desligamento;

14/08 – Encontro 10 - Marketing

  • Empatia
  • Propósito
  • Valor Agregado
  • Diferencial Competitivo
  • Público Alvo

20/08 – Encontro 11 - Marketing

  • Comunicação e o impacto nas vendas:
  • Divulgando os diferencias do meu negócio
  • Aumento do ticket médio
  • Atraindo novos clientes
  • Fidelização de clientes
  • Mensuração de resultados

21/08 - Encontro 12 - PONTO DE EQUILÍBRIO

  • Definição do Ponto de Equilíbrio
  • Formas de calcular
  • Fórmula do ponto de equilíbrio
  • Como calcular o comprometimento do Ponto de Equilíbrio sobre a receita de vendas
  • O que fazer para reduzir elevado comprometimento do ponto de equilíbrio
  • qual sua importância
  • Margem de segurança - o que é isso?
  • Como calcular
  • A análise da margem de segurança
  • Exercícios práticos das ferramentas

27/08 – Encontro 13 - Organização Operacional da Cozinha

  • Montagem física da cozinha (leiaute)
  • Organização Interna da cozinha
  • Equipe operacional
  • Planejamentos fundamentais
  • Fluxo de Preparo
  • Monitoramento das operações

28/08 – Encontro 14 – Gestão de Pessoas

  • Controle de folgas e Horas extras
  • Equipe;
  • Avaliação do colaborador;
  • Gestão de pessoas e as redes – os impactos da imagem.

03/09- Encontro 15 - LUCRO ZERO-QUANTOS DIAS SUA EMPRESA TRABALHA PARA ISSO

  • O que é Lucro Zero
  • As ferramentas necessárias que não são medidas
  • Justificativas para não medir as ferramentas do resultado
  • Fórmula de cálculo
  • Ações para antecipar o dia do lucro zero
  • Exercício prático sobre a ferramenta

04/09 - Encontro 16 - PRIME COST

  • O que é?
  • Como calcular a ferramenta
  • O referencial de mercado para isso
  • A análise do prime cost
  • Exercício prático sobre a ferramenta

Investimento: 

Sócios: R$ 300,00 

Representados (EMPRESÁRIO DA CATEGORIA): R$ 600,00 

Público Geral: R$ 900,00 

 

Carga Horária: 64 horas/aula

 

Instrutores(as):

  • FINANCEIRO:
Eliseu Ely: Sócio-Diretor da Telys Educação em Negócios, Consultor de Empresas e Palestrante há mais de 20 anos com foco de atuação na gestão financeira de pequenos negócios, Professor na graduação e pós graduação na Castelli Escola Superior de Hotelaria em Canela -RS na disciplina de gestão de custos de alimentos e bebidas e gestão de custos em hotelaria.
  • GESTÃO DE PESSOAS

Fernanda Stracioni: Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu e em Publicidade e Propaganda com ênfase em Criação e Produção pelo Centro Universitário Barão de Mauá/SP; Pós Graduada em Docência pela Faculdade SENAC; Mestrado em Educação pela Funiber. Docente com experiência nas áreas Administrativa, Gestão e Qualidade. Leciona disciplinas como Administração de Recursos Humanos, Introdução à Logística, Psicologia Organizacional, Gestão da Qualidade, Gestão Empresarial e Rotinas Administrativas pelo SENAI/RS, SENAC/RS (PF) e Faccentro.

  •  NUTRIÇÃO

Maria Cristina Furtado: Formada em Nutrição, pós graduada em Tecnologia de Alimentos e Gerontologia Social e com Mestrado em Nutrição e Alimentos, atua como consultora sócia Proprietária da Nutrientes consultoria de alimentos Ltda, Consultora SEBRAE/SENAI/SENAC – RS. 

Samantha Mallmann: Nutricionista com formação em Gestão de Auditores NBR ISO 22000 e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Docente em cursos de formação de manipuladores e vigilância sanitária de alimentos; Consultora em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

  •  MARKETING

Dana Chmelnitsky: Especialista em marketing estratégico com atuação em gestão de negócios, e experiência de mais de 20 anos no setor de alimentação. Formada em administração de empresas e pós graduada em Gestão de Marketing. Proprietária da d. consultoria inteligente e Gerente de Comunicação do Pizza Hut RS.

 

IMPORTANTE:

  • A inscrição só terá validade com o preenchimento da ficha de inscrição (inscrição online) e o pagamento da taxa.*
  • É imprescindível que o participante do curso compareça no primeiro dia de aula com os documentosCPF e CARTEIRA DE IDENTIDADE.
  • A idade mínima para participar da capacitação é 18 anos e é necessário ter concluído o 6º ano do ensino fundamental.
  • O Sindha se reserva o direito de somente oferecer os cursos com, no mínimo, 15 inscritos.
  • Caso queira cancelar sua inscrição, é de sua responsabilidade solicitar o cancelamento, através do Link: Cancelar Inscrição.
  • Para empresas isentas de pagamento da inscrição, será cobrada multa de 30% do valor integral do curso, caso não seja cancelada a inscrição no prazo de 24 horas anterior ao início do curso.
  • Desistência antes do início do curso será reembolsado 50% do valor da matrícula.
  • Após o início da capacitação, se houver desistência, não será devolvido o valor da matrícula.
  • Não há a possibilidade de transferência de inscrição para os próximos eventos.
  • Associados tem 3 (três) vagas por turma. Demais Inscrições para o mesmo curso ficarão em lista de espera, sendo adicionadas para relação de inscritos efetivos conforme disponibilidade de vagas e ordem de chegada da inscrição.
  • O certificado será fornecido somente aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de frequência no curso e o pagamento integral efetivado.
  • O certificado será entregue em até 20 dias úteis após o final do curso.
  • Possuimos convênio de estacionamento com a Garagem Pompéia - Dr. Barros Cassal, 210 - o valor é de R$ 9,00 para até 4h;

 

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