Importante

Contribuição Sindical Patronal pode ser paga até o final de janeiro

Dia 31 de janeiro é a data limite para o pagamento da sua Contribuição Sindical.

O Sindha por oferecer serviços especializados é o maior aliado do setor de hospedagem e alimentação na busca pelo desenvolvimento da categoria. Por isso, é fundamental a sua contribuição para continuarmos representando os interesses na defesa do setor, oferecer cursos de excelência, assistência jurídica trabalhista e outros benefícios para sua empresa.

A legislação trabalhista, em vigência desde novembro de 2017, trouxe algumas mudanças que conferem poder de negociação aos sindicatos para atuarem da maneira que acharem mais adequada e benéfica aos seus associados. Isso quer dizer que as entidades ganharam mais força e flexibilidade para defenderem os interesses de quem representam. Mesmo que a contribuição sindical tenha passado a ser facultativa, a contribuição das empresas do setor garante a sustentabilidade da entidade e, por consequência, a valorização da categoria, oferecendo cada vez mais serviços com eficiência e qualidade.

Queremos permanecer com a nossa parceria e para isso oferecemos serviços e convênios que atendem aos diversos interesses do nosso segmento. A sua decisão favorável, além de permitir a ampliação e a manutenção dos produtos oferecidos reforça a nossa representatividade diante do poder público e da sociedade. A Entidade integra o Sistema Confederativo – CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e a FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Estas instituições representam os empresários da hospedagem e alimentação junto aos Poderes Executivo, Legislativo Estadual e Federal, bem como aos respectivos órgãos de interesse. Juntos, estamos constantemente envolvidos defendendo os interesses do segmento.

Contamos com a sua contribuição para melhor atender sempre!

A sede do Sindicato está localizada na Rua Dr. Barros Cassal, 180/801, com horário de funcionamento das 8h12 às 18h. Para mais informações, ligue (51) 3225-3300.
Para baixar a guia de pagamento, clique aqui.

Entenda as contribuições sindicais patronais e suas funções

Contribuição Sindical - Está previsto no Art. 579 da CLT que o desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 da Consolidação. A base de cálculo é o capital da empresa que terá a alíquota definida de acordo com tabela calculada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo – CNC.

Contribuição Assistencial – Está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, no artigo 513, alínea ''e'', que autoriza a sua fixação nas Convenções Coletivas de Trabalho. Tem como função dar suporte às despesas decorrentes do processo de negociação coletiva. Em nossa Convenção ao ano de 2017 está estabelecida a contribuição assistencial no valor correspondente a 1/30 avos da folha de pagamento (valor bruto da folha), caso a empresa não possua empregados, comprovado através da GFIP ficará isenta desta contribuição.

Contribuição Confederativa – Estabelece a Constituição Federal, em seu artigo 8º, inciso IV, que cabe a assembleia geral das entidades fixar a contribuição para custeio do sistema confederativo da representação sindical correspondente. Se destina, portanto, a custear as despesas com a defesa da categoria em âmbito nacional, influenciando nas decisões federais em prol dos interesses da categoria (sindicatos, federações e confederações). O seu valor é estabelecido em assembleia dos associados, realizada anualmente. Neste ano corresponde a 7% do salário normativo da categoria + 1% da folha de pagamento (valor bruto) para empresas não sócias ou 7% do salário normativo da categoria + 0,3% da folha de pagamento (valor bruto) para empresas sócias. Empresa sem empregados, sócias ou não, pagam somete os 7% do salário normativo.

Anuidade Associativa – Sua cobrança está autorizada pelo Estatuto Social da entidade, no artigo 31, inciso III. O valor para o ano de 2018 é de R$ 400,00, com pagamento em duas parcelas, com vencimento nos meses de março e julho.  Sendo sócio, as empresas poderão usufruir de um número maior de produtos e serviços da entidade. Seja sócio de seu Sindicato.