Sala de Imprensa

Fórum de Hospedagem e Alimentação vai debater a importância do Turismo na economia

Promovido pelo Sindha, o evento trará a Porto Alegre grandes nomes da hotelaria e gastronomia, como os chefs Olivier Anquier e Júnior Durski, além da jornalista de política Cristiana Lôbo, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.  São esperados 400 participantes. Informações pelo fone (51) 3225.3300/ email: sindha@sindha.org.br ou site www.sindha.org.br

Porto Alegre será novamente a capital do país em discussão sobre hospedagem e alimentação. Depois do sucesso da primeira edição, em 2015, com aprovação de mais de 90% do público, o Fórum promovido pelo Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) ganhou nova edição colocando o Turismo no centro dos debates. O evento ocorre no dia 9 de novembro, das 13h20 às 19h, no Centro de Eventos Plaza São Rafael.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o segmento é responsável por 3,7% do PIB nacional. Em Porto Alegre, dados de pesquisa realizada pelo Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e desenvolvida pela PUCRS mostrou que 166 eventos de pequeno, médio e de grande porte ocorridos na Capital em 2015, movimentaram R$ 182 milhões na economia local, com impacto direto em oito atividades e indireto em mais outras 37 relacionadas com a cadeia produtiva do turismo. “Esses dados reforçam a importância desse segmento para a economia de uma cidade. Neste sentido, o Fórum se propõe a integrar o setor de Hospedagem e Alimentação ao tema, apresentando tendências e perspectivas para o seu crescimento”, destaca o presidente do Sindha Henry Chmelnitsky.

O Fórum de Hospedagem e Alimentação foi divido por painéis segmentados por áreas. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, fará a abertura dando um panorama da gestão política e econômica do país e, na sequência, a jornalista da Globonews, Cristiana Lôbo aprofundará o tema, falando dos impactos das políticas públicas para o desenvolvimento do Turismo

No  painel que trata da alimentação, Junior Durski, Chef e proprietário do Restaurante Madero, Olivier Anquier, Chef, proprietário da rede L’Entrecôte D’Olivier e apresentador do GNT, Silvana Kalckmann, diretora geral da Fogo de Chão, e Henry Chmelnitsky, franqueado da Pizza Hut RS e presidente do Sindha, irão discutir sobre como empreender nos dias de hoje, fazendo da gastronomia um produto turístico.

Logo depois, o jornalista especializado na área internacional, colunista da Folha de S. Paulo e integrante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP, Jaime Spitzcovsky, vai trazer a experiência mundial para abordar os desafios da globalização. Cezar Freitas, Diretor de Jornalismo do RBSTV, fará a relação com a realidade local.

Os novos modelos de negócios no setor da hospedagem, como o Airbnb, as mudanças de comportamento do consumidor e as alternativas atuais de viagens serão tema de painel que vai reunir André Alves, Country Manager Brasil da Decolar.com, Flavia Matos, Public Policy Airbnb, e Carlos Henrique Schmidt, diretor superintendente da Rede Plaza de Hotéis e presidente Sindicato de Hoteis de Porto Alegre.

Para encerrar, o Fórum vai debater uma das principais bandeiras dos representantes da hospedagem e alimentação de Porto Alegre: a construção de um Centro de Convenções na capital gaúcha. Para falar sobre a eficácia de um empreendimento como esse, o Sindha está trazendo ao Fórum Ferdinando Lucena, diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, um dos principais complexos do país para receber eventos. Junto com Lucena, estarão o presidente-Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio e o diretor de Turismo da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto Fº.

O evento é aberto ao público, com expecativa de 400 participantes. Informações pelo fone (51) 3225.3300 ou email: sindha@sindha.org.br ou site www.sindha.org.br.

Ingressos

·         Isentos - Sócios Sindha – com direito a 2 convites, pelo telefone (51) 3030.1500.

·         R$ 30,00 – Estudantes/Idosos

·         R$ 60,00 – Não sócios e público em geral