Sala de Imprensa

Tem início curso inédito no país para formação de profissionais da gastronomia e hotelaria de Porto Alegre e região metropolitana

Próxima aula é na quarta-feira, 6/05, às 15h, na sala Figueira do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre e Região Metropolitana (SINDPOA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deram início na tarde desta segunda-feira, 04/5, ao curso inédito de extensão para profissionais do setor, que tem como objetivo a formação de cidadãos, e que tem a pretensão de quebrar paradigmas na área da educação. "Este curso é uma realização de um sonho e que pretende formar melhores profissionais e indivíduos, através de uma metodologia inovadora, criativa e diferenciada", destacou o presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky, no discurso de abertura das aulas. A solenidade ocorreu no hotel Plaza São Rafael.

Para a coordenadora do curso, Ângela Danilevicz, Professora e Doutora em Engenharia de Produção pela UFRGS, o projeto "é divisor de águas, e que tem como objetivo quebrar paradigmas, fazendo com que os alunos saiam com uma cabeça diferente". Para ela o curso convida a transformação, principalmente nos temas sobre Ética e Cidadania. Para o presidente do Sindicato da Hotelaria (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, o curso vai despertar o orgulho da categoria, de várias maneiras, pela atividade.

O projeto piloto conta com 23 alunos, entre profissionais da hotelaria e alimentação. Serão 120 horas de atividades nas áreas de saúde, turismo, hospitalidade, cidadania e liderança. Segundo a coordenadora Ângela, a base do curso será na lógica construtivista vivencial, de aprendizagem ativa. "Não será uma sala de aula convencional. Vamos ir aos ambientes que tenham a ver com as atividades dos alunos, realizar dinâmicas em que os participantes sejam os verdadeiros protagonistas do processo. Eles vão viver a experiência e depois fazer uma reflexão sobre ela. A ideia é desvincular daquele ensino em que o professor fala e o aluno escuta.", explica. A próxima aula é na quarta-feira, 6/05, às 15h, na sala Figueira, do Hotel Plaza São Rafael.

Os encontros são ministrados por um corpo técnico da UFRGS e por convidados. Ao final do curso, os alunos receberão certificado da Universidade.
Para o presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky, se a sociedade não investir em educação nada vai mudar. "É cada vez mais difícil formar cidadãos que abram mão de interesses próprios em prol do coletivo. É um desafio que aceitamos e que pretendemos levar adiante", antecipa sobre novas turmas no futuro. "Esperamos que essa iniciativa possa ser multiplicada por toda a sociedade. Que outras entidades aproveitem a oportunidade para os seus grupos".

Elaborado pela equipe técnica da UFRGS e do SINDPOA, a construção do curso contou com a participação do Ministério Público do RS, da Vigilância Sanitária e da rede hoteleira. "Fundamentalmente, a ideia é trabalhar com questões de cidadania e ética, com ênfase nas áreas de turismo, saúde e comunicação, que regem o dia a dia desses trabalhadores", conclui Ângela Danilevicz.